Se ouvires a música do Ruca, viajas para a tua infância? Estes desenhos animados fazem parte das memórias de muitas pessoas de todo o mundo.


Desde 1997, que o Ruca e a família entram pela casa de muitas famílias. Ruca, ou Caillou, como é o seu nome original, nasceu no Canadá e estreou no Télétoon, um canal infantil em língua francesa. Nos Estados Unidos, estes desenhos animados eram exibidos pela Public Broadcasting Station (PBS) desde o ano 2000. Falamos no passado, porque as aventuras desta eterna criança de cinco anos vão deixar de ser exibidas, em 2021, nos Estados Unidos.

O anúncio foi feito pela cadeia televisiva nas redes sociais, que deixou ainda algumas dicas de como dizer aos mais novos que a série vai deixar de ser exibida.



A possível tristeza de algumas crianças é compensada com a alegria da maioria dos pais.

As redes sociais encheram-se de comentários de pais que não pouparam nas críticas ao Ruca e à sua família. Foi para alguns um verdadeiro grito de alívio.


A TVLine cita alguns comentários de pais que viu nas redes sociais. “Graças a Deus“, diz Liza Cummings Reilly no Facebook, “aquele miúdo era tão mal-educado para a mãe e tão desobediente. Não deixava os meus filhos ver aquilo por essa razão“.

No Twitter, também houve muitas reações menos positivas ao Ruca.



Em Portugal, a série deixou de ser exibida - na RTP2 e no Canal Panda - em 2012. Ainda que seja uma série que divide opiniões, é inegável a importância que o Ruca teve na infância de muitas pessoas.