Dicas para enfrentar o próximo confinamento

VEM AÍ MAIS UM CONFINAMENTO E AQUI TENS ALGUMAS DICAS DE ESPECIALISTAS PARA O VIVERES DA FORMA MAIS HARMONIOSA POSSÍVEL

Jéssica Santos


Portugal prepara-se para entrar em mais um confinamento.

Apesar de poder vir a ter algumas alterações, em relação ao que vivemos em março e abril, a nossa rotina vai ser novamente condicionada com o início do novo confinamento.

Como já são vários meses de restrições e de limitações necessárias, a resiliência pode estar mais fragilizada e alguns especialistas deixam recomendações para que este novo confinamento possa ser mais harmonioso. Porque trabalhar a partir de casa, fazer pão ou festas virtuais já não tem o mesmo entusiasmo que teve no outro confinamento.



O mais importante é manter um espírito positivo.

Sabemos que é difícil, e nem sempre vai ser possível, e para isso o psicólogo Eric Earley partilha algumas dicas:


  • Mexe-te. É importante fazeres todos os dias alguma atividade que coloque o teu corpo em movimento. Seja uma caminhada, yoga, meditação ou corrida;

  • Reserva um tempo do teu dia para falar com amigos ou familiares, por chamada ou videochamada. Isto não só pode melhorar o teu humor, como o da outra pessoa.

  • Faz tantas pausas no trabalho, quanto costumavas fazer no escritório. Como a rotina de teletrabalho é diferente, às vezes podes dar por ti mais horas seguidas sentado em frente ao computador. Não te esqueças que tirar 15 minutos para um café ou um chá pode fazer toda a diferença na produtividade.

  • Dedica-te a uma nova atividade. Desliga-te, nem que seja por uns minutos, da realidade. Concentra toda a tua atenção num hobby. Pode ser pintar, costurar, jardinar, fazer tricot, cozinhar receitas diferentes, fazer palavras cruzadas, ler. Há inúmeras atividades a que te podes dedicar e que não envolvem contacto com o mundo digital.

  • Estar consciente de quando começas a pensar demasiado ou a ter pensamentos negativos. Ao racionalizares os teus padrões de pensamento, mais facilmente consegues controlá-los, segundo Eric Earley. Se estiveres a lutar contra pensamento negativos, liga a um amigo ou distrai o teu cérebro com um livro, por exemplo.

Estes são conselhos simples, fáceis de aplicar e que podem fazer toda a diferença neste confinamento. Desafia-te e tira partido destes dias em casa.


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