Após alguns anos de espera, o Reino Unido saiu oficialmente da União Europeia no dia 31 de dezembro de 2020. Foi a partir do primeiro dia do ano de 2021 que o Reino Unido deixou de fazer parte da união alfandegária e do mercado único europeu, mas não só!


A saída do Reino Unido da União Europeia significou também a proibição da entrada de produtos de origem animal que contêm carne ou leite. Assim, os camionistas e os turistas vindos do Reino Unido que sejam apanhados com estes produtos são obrigados a desfazer-se deles antes de entrar na União Europeia.


"A partir de 1 de janeiro de 2021, não se poderá introduzir na UE produtos de origem animal que contêm carne ou um produto lácteo (como uma sanduíche de presunto e queijo)" afirmou o governo britânico, em dezembro do ano passado.


Ora, para muitos, esta nova regra passaria despercebida se não estivessem, atualmente, a circular vídeos em que são apreendidas sanduíches de fiambre e presunto a camionistas.



Perto do porto de Hoek van Holland, na Holanda, vários polícias holandeses foram filmados a confiscar produtos de origem animal a motoristas e condutores vindos do Reino Unido, de forma a cumprir as novas regras de importação e exportação em vigor após o Brexit.


As imagens chegaram à televisão pública holandesa, Avrotos, e mostraram os polícias a explicar as razões da apreensão, sendo esta mais uma das consequências do Brexit.


Muitos condutores ficaram surpreendidos e pediram para lhes ser apenas retirado o fiambre, mantendo assim só o pão, mas a resposta não foi positiva.


“Não pode. Vai tudo ser confiscado. Bem-vindo ao Brexit! Peço desculpa” disse um dos agentes presentes na ação de fiscalização.


Este novo regulamento partiu de um plano de regulação de biossegurança do Departamento para o Ambiente, Comida e Assuntos Rurais Britânico, que pretende evitar a introdução de doenças contagiosas que possam surgir dos alimentos trazidos para a União Europeia.


A verdade é que já lá vão os dias em que os condutores e trabalhadores vindos do Reino Unido podiam comer uma simples sanduíche de presunto, de queijo ou de fiambre ao entrar na União Europeia.