Quem já visitou Paris conhece, obviamente, uma das avenidas mais famosas do mundo: les Champs Élysées.


Para além de icónica, esta avenida é um dos locais mais representativos da cidade luz, da cidade do amor. É também, e foi sempre, como sabemos, palco de muitas celebrações, manifestações, protestos e grande eventos. É uma avenida que faz parte da História da cidade!


Esta famosíssima avenida parisiense vai, nos próximos anos, passar por um processo de transformação grande para torná-la ainda mais apetecível. A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, fala numa transformação para um “jardim extraordinário”, num projeto que vai custar 250 milhões de euros.


O objetivo é transformar o Champs-Élysées num espaço mais verde e mais agradável para os peões. Uma das medidas a ser tomada será a redução do tráfego de veículos para os peões usufruírem de avenidas mais largas, com mais árvores, que vão também melhorar a qualidade do ar.

“A lendária avenida perdeu o seu esplendor nos últimos 30 anos. Foi progressivamente abandonada pelos parisienses e atingida por várias crises”, segundo o jornal The Guardian.



Para além das alterações à avenida, com mais jardins e espaços pedonais, a grande novidade é a praia urbana prevista para a Place de l’Étoile, onde fica o Arco do Triunfo, no topo dos Champs-Élysées, que, no inverno, vai ser uma pista de gelo.



Muitos planos e um grande projeto para renovar e atualizar esta conhecida avenida de Paris, cujo brilho, para muitos parisienses, há muito se tinha perdido.

Apesar de o projeto já estar delineado, a transformação só deve começar depois de a capital francesa receber os Jogos Olímpicos de 2024.