Basicamente o confinamento proporciona-te mais tempo para veres mais séries, fazeres mais jogos online ou estares mais tempo “ligado”.

É normal e expectável.

Se devemos permanecer em casa, neste período de confinamento, aumenta, claro, a possibilidade de todos estarmos a ver mais séries, mais documentários ou filmes, em plataformas como a Netflix, a HBO e outras ou a fazer mais jogos online.



Pois o decreto que regula o estado de emergência diz que todos os serviços de redes de comunicações públicas ou serviços de comunicações eletróncias podem ter de limitar o seu uso ou inibi-lo para dar prioridade a outras categorias de tráfego.

Ou seja, o estado de emergência tem diretivas e decretos estabelecidos com o objetivo de várias situações funcionarem o melhor possível e as comunicações eletrónicas são também uma dessas áreas. Deve evitar-se o congestionamento de tráfego. “O decreto que regula o estado de emergência pode limitar o uso dos serviços que não sejam urgentes para preservar a integridade e a segurança das redes de comunicações eletrónicas."

Dito isto, as plataformas que usas podem ser limitadas ou até inibidas porque há comunicações prioritárias como os serviços ligados à saúde e à prestação de cuidados de saúde, emergência e segurança de Portugal, forças armadas, forças de segurança, entre outros de destacada importância em momentos como o estado de emergência que agora vivemos.

Então, e simplificando, os serviços de comunicações públicas ou eletrónicas podem ficar mais lentos ou sofrer outras limitações caso se encontrem muito congestionados. O objetivo é preservar a integridade e a segurança das redes de comunicações, limitando os serviços que não são urgentes.



Se isto acontecer, é o momento de pegares num livro.