Este Natal voltámos a contar contigo para darmos Mais Ajuda a 5 IPSS e a 5 Startups que desenvolvem projetos inovadores de apoio aos mais velhos.

A tua resposta não nos surpreendeu. Sabíamos que a tua benevolência e preocupação pelo próximo iam estar à altura! Contigo, recolhemos 333 mil euros que serão, agora, entregues, através do Programa Mais Ajuda a 10 projetos que contribuem para um envelhecimento feliz e saudável daqueles que tanto já fizeram por nós: as pessoas mais idosas, as pessoas da geração dos nossos avós, que tanto amor e cuidados já dispensaram. É chegada a nossa vez de cuidar destas pessoas.

Este valor vai, então, ser distribuído por 5 IPSS e 5 Startups que desenvolvem projetos inovadores de apoio aos mais velhos. Nada disto é surpresa para ti. Foi o que sempre te dissemos ao longo de toda a comunicação. A questão que se coloca é esta: sabes mesmo, o que são IPSS e Startups? Se te pedíssemos para dizeres, concretamente, o que são e em que consistem, conseguirias responder?

Se deste por ti a pensar nisto, vamos ajudar-te e dizer-te, então, o que são IPSS e Startups, como funcionam, o que as distingue e dar-te, até, alguns exemplos.

Comecemos pelo princípio: o que são IPSS e Startups?

A sigla IPSS significa Instituição Particular de Solidariedade Social.

IPSS são instituições particulares de solidariedade social, sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades de solidariedade social e que procuram dar resposta a situações de emergência social, no apoio aos cidadãos mais vulneráveis. As IPSS desenvolvem uma importante função na sociedade e são um pilar fundamental do Estado Social, ao implementarem políticas sociais e no apoio que dão aos grupos mais vulneráveis da sociedade, como idosos, famílias carenciadas, crianças e jovens em risco, pessoas em situação de desemprego ou pobreza, pessoas portadores de deficiência, etc.

Exemplo de algumas IPSS são a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro a Associação Mutualista Covilhanense e a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas que em 2020 foram as vencedoras da 1ª edição do Programa Mais Ajuda para o qual a tua contribuição foi fundamental.

Já o termo “Startup”, tão atual nestes últimos anos, está associado a novidade, inovação e tecnologia. Mas na verdade, o que é uma startup?

Startups são empresas recém-criadas com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio. Normalmente, têm uma base tecnológica e surgem, ainda em fase de desenvolvimento e crescimento. Fundamental para a capacidade de crescimento rápido das Startups, é o grande potencial de inovação que as caracteriza.

Esta inovação traduz-se na exploração de novas soluções e modelos de negócio, com a concretização rápida de ideias, produtos e serviços, aceitação do risco e do erro, como meio para testar oportunidades de crescimento. Todas estas características vão ao encontro do que o Programa Mais Ajuda procura.

Exemplo de algumas Startups são a Pixelability - app Happies, a SPEAK e a The Inventors vencedoras da 1ª Edição do Programa Mais Ajuda.

Depois de esclarecermos o que são IPSS e Startups, e o que as distingue, dizemos-te que estas entidades também têm pontos em comum. Se IPSS e Startups são realidades muito distantes (em termos de identidade jurídica, cultura, formas de atuação), a verdade é que podem ter missões e/ou targets comuns, com um impacto positivo na sociedade.

É por isso que a 2ª edição do Programa Mais Ajuda, se destina a projetos de apoio ao envelhecimento feliz e saudável, quer do mundo das IPSS, quer das Startups. Para além do impacto positivo na vida dos idosos, o Programa Mais Ajuda tem ainda a ambição de:

  • aproximar as IPSS e as Startups vencedoras, através do desafio à troca e partilha de experiências, de adoção de boas práticas e ferramentas de trabalho / gestão, no dia a dia destas entidades;
  • apoiar e capacitar os projetos das entidades vencedoras com metodologias e abordagens do universo das startups, como é o caso do programa de aceleração, mentoria, workshops, etc.

Agora que já está mais claro o que distingue as IPSS e as Startups, mas também o que as une, já consegues perceber melhor, como vai ser utilizado o teu contributo pelo Programa Mais Ajuda.

Para a criação deste artigo, foram consultadas as seguintes fontes: www.maisajuda.pt; http://www.solidariedade.pt/site/detalhe/13202; www.beta-i.com