Os últimos dias têm sido marcados pelo confinamento geral, por números cada vez mais crescentes de casos de Covid-19, e por acontecimentos diferentes do habitual.


Uma das exceções ao confinamento geral e ao dever de recolhimento domiciliário são os passeios higiénicos, e há quem abuse destes.


Em Cascais, o presidente da Câmara Municipal contou que já foram vistos cidadãos a passear trelas sem cão. E, à semelhança deste relato, há agora uma situação semelhante a acontecer em Barcelos.


O presidente da autarquia, Miguel Costa Gomes, contou à Lusa que há pessoas que pedem cães emprestados, com o objetivo de poderem sair à rua. Em Barcelos, são vistos diariamente cães que saem à rua três vezes por dia pela mão de pessoas diferentes.



Para o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, assiste-se agora a “uma criatividade um bocadinho estranha” e a “uma imaginação terrível”.


Os animais de estimação têm de ser passeados, mas espera-se que seja dentro do habitual. O apelo para os munícipes de Barcelos do presidente da Câmara vai para que se mantenham em casa e para cada um fazer a sua parte.