Com o país confinado e o mercado de trabalho em pausa, é inevitável não pensar nas famílias que passam dificuldades. Nas redes sociais, multiplicam-se os movimentos criados por pessoas dispostas a ajudar quem mais precisa com comida ou dinheiro.


Em Viana do Castelo, um pescador fez um apelo no Facebook a outros pescadores para doarem peixe fresco sem valor comercial, mas próprio para consumo.

Ricardo Guia, de 44 anos, explica à Lusa que viu uma iniciativa do género numa página no Facebook de outros pescadores e decidiu fazer o mesmo na sua cidade.

O pescador, por vezes, quando vem do mar, traz peixe que não tem valor para venda, ou porque está “batido”, ou “vem mordido por outros peixes”, mas que está bom para consumo.



"Se numa semana for todos os dias ao mar, levo muito peixe para casa. Somos só três lá em casa. Normalmente tenho dado a amigos. Mas nesta altura, posso partilhar com quem precisa."


Ricardo Guia quer desta forma ajudar quem mais precisa e apela às pessoas para não terem vergonha de pedir ajuda. "Não vás para a cama, e muito menos com os teus filhos, sem comer."