Há alguns dias que, nas redes sociais, circula a informação de que existem pessoas infetadas com Covid-19 a circular em certos supermercados.


Uma pessoa que terá visto avisa as autoridades, que chegam ao local e identificam os clientes. Em vez de uma pessoa infetada, são identificadas várias.


Esta é a história, com um ou outro pormenor acrescentado, que tem vindo a ser partilhada nas redes sociais e que se tornou viral, mas, na realidade, não passa de uma notícia falsa.


O Lidl e o Continente foram alguns dos supermercados que se viram envolvidos neste boato, que em muito tem contribuído para a desinformação.


"As publicações que têm circulado nas redes sociais nos últimos dias sobre clientes infetados em lojas Continente não têm, até ao momento, qualquer fundamento real e a sua propagação só cria pânico injustificado, pelo que o Continente as condena veementemente" explicou o grupo Sonae MC ao site “Notícias ao Minuto”.


Também o Lidl condenou a notícia que tem sido amplamente partilhada, tendo revelado que “tais situações não ocorreram em nenhuma das lojas."


Para combater a desinformação que tende a surgir em tempos de pandemia, a Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência, que faz parte do Gabinete de Resposta Digital à Covid-19 do nosso Governo, alertou para esta história falsa e aproveitou para sintetizar a forma como estes boatos nascem.



Esta história é só mais um exemplo de que deves sempre confirmar as fontes das informações ou notícias que partilhas. É importante que, em tempos de pandemia, não se partilhem histórias que não estejam sustentadas por fontes credíveis e que só vão contribuir para assustar as pessoas.