Cães e crianças tornam qualquer casa mais feliz. Dão mais trabalho, é certo, mas compensa sempre ver a sua interação. Sobretudo porque os cães têm uma maior sintonia com as crianças do que com os adultos, segundo um estudo.


É sabido as vantagens que estes têm para o crescimento e desenvolvimento das crianças: reduzem o nível de stress, melhoram as capacidades de comunicação e criam um sentido de responsabilidade.

E foi com base nestas premissas que três investigadoras da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, decidiram estudar a relação dos cães entre crianças e adultos.



Neste estudo participaram 30 jovens entre os 8 e os 17 anos – 83% dos quais tinham algum tipo de dificuldade de desenvolvimento – com o seu cão de família.


Numa sala vazia, foram colocadas fitas de cores no chão e os jovens tinham de andar nas linhas ao lado do seu cão. Aqui a sintonia entre animal e dono foi medida com base na sincronização de movimento – se andavam ao mesmo tempo – a proximidade, e o tempo que o cão estava na mesma direção que a criança.

Os resultados superaram as expetativas das investigadoras: os cães demonstraram ter uma sincronização com as crianças mais elevada do que a esperada.

“Eles respondem às crianças e, em muitos casos, comportam-se em sintonia com eles, o que demonstra uma afiliação positiva e uma base para fortalecer os seus laços” explica uma das investigadoras.

E numa fase pandémica, como a que vivemos, em que estamos mais em casa do que em qualquer outro momento da nossa vida, os animais de estimação podem ser um verdadeiro bálsamo para os nossos dias.