O Reino Unido está a viver o terceiro confinamento desde o dia 5 de janeiro.

As escolas estão fechadas e muitos pais tiveram de regressar a casa. A rotina pessoal e profissional voltou a estar confinada no mesmo espaço e regressaram também os malabarismos familiares para se conseguir trabalhar e não deixar que as crianças peguem fogo à casa.


Esta é uma realidade familiar, neste momento, em muitos países e também em Portugal.

Para as famílias conseguirem encontrar um equilíbrio, algumas empresas britânicas estão a oferecer várias alternativas aos funcionários com filhos. Tudo para aliviar a carga de trabalho destes trabalhadores e não comprometer a sua saúde mental.



Planos flexíveis de trabalho, redução de horário, aumento de licenças parentais ou aconselhamento gratuito são algumas medidas em vigor em algumas empresas no Reino Unido.


Por exemplo, a corretora de seguros Howden empresta portáteis aos filhos dos funcionários para prosseguirem com as aulas virtuais.

A KPMG, uma empresa internacional de prestação de serviços, permite aos funcionários pedirem uma licença remunerada ilimitada para cuidar da família ou de amigos durante a pandemia. E a PwC, que também presta serviços como auditorias, dá a oportunidade de os trabalhadores tirarem dias para assistência à família durante a semana de trabalho e sem limite para o seu uso.

Teletrabalhar por si só já é desafiante e quando a isso se juntam crianças que precisam de atenção o nível de dificuldade atinge o limite. Cada vez mais empresas reconhecem este esforço e começam a estar sensíveis a esta realidade.