Este sábado, dia 13, celebrou-se o dia Mundial da Rádio e a RFM quis dedicar este dia tão especial a quem tem demonstrado uma extrema dedicação, uma força e um trabalho absolutamente incansável, principalmente nos últimos meses, devido à pandemia que nos assola a todos - os profissionais de saúde.

Para retribuir todo o cuidado, de uma forma simbólica, entregámos aos hospitais com que falámos, um rádio JBL para que possam ouvir a RFM e assim receber o nosso apoio, ânimo e grandes músicas.

Para além disso, quisemos saber como os profissionais de saúde estão a viver estes dias e estes são os seus testemunhos...


Dia da Rádio com os profissionais de saúde


O hospital de Santo André, em Leiria foi o último com que a RFM falou nesta semana que quisemos dedicar aos profissionais de saúde. A enfermeira Josefina Palma falou com o Paulo Fragoso e destacou que todos, no hospital, têm de se habituar a novas realidades todos os dias para todos os dias darem melhores respostas.


Enfermeira Josefina Palma do Hospital de Sto André à RFM


Esta sexta feira, foi o Hospital da Figueira da Foz que marcou presença no Café da Manhã. A dra Lígia Fernandes diz que não tem previsoes sobre quando é que a nossa vida vai voltar ao normal mas garante que está bem disposta e com uma agradável sanidade mental. É melhor ouvires o depoimento desta pneumologista que está na linha da frente no combate à covid 19.


Dra Lígia Fernandes do Hospital Distrital Figueira da Foz


No dia mundial do doente, o Paulo Fragoso falou com a Isabel Pita, do Hospital de Évora.

Anestesiologista há mais de 30 anos e diretora clínica desde 2016, a dra Isabel Pita nunca imaginou vir a fazer parte de uma task force a combater uma pandemia destas dimensões. Diz que, na verdade, estamos todos na linha da frente e que todos temos de continuar a ter muito cuidado.


Dra Isabel Pita, diretora clínica do Hospital de Évora


Os números começam a diminuir mas o cuidado tem de se manter. Esta é uma das principais mensagens deixadas esta quinta feira no Café da Manhã pela enfermeira Manuela Santos, enfermeira diretora adjunta do Hospital Curry Cabral.

Manuela Santos diz que não é hora para relaxarmos - as saídas, as festas e a vida com amigos e família vão ter de esperar mais um pouco.


Enfermeira Manuela Santos, diretora-adjunta Hospital Curry Cabral, à RFM


Ao Paulo Fragoso coube-lhe falar com a Unidade Local de Saúde da Guarda, onde conheceu a dra. Paula Neves, que está a chefiar o internamento COVID19. Pra esta médica todos estamos na linha da frente e todos temos de continuar a tomar todas as precauções, Diz a dra Paula Neves que se a população em geral soubesse o que se passa nos hospitais, teria com certeza mais cuidado.


Dra Paula Neves, Unidade Local de Saúde da Guarda


No hospital Beatriz Angelo, em Loures, os médicos não deixam de pensar nos seus doentes, nem a dormir. A pandemia envolve-os de uma forma permanente. Por isso mesmo é que o enfermeiro Pedro Freire, que falou com a equipa do Café da Manhã, apela para que fiques em casa, que te protejas, para que se consiga levar o barco a bom porto.


HOSPITAL BEATRIZ ANGELO - ENF. PEDRO FREIRE


A receber doentes Covid 19 desde o primeiro instante, o hospital de São João, no Porto, está a viver momentos clínicos e humanos muito fortes.

Segundo o dr. Nelson Pereira, coordenador da urgência e medicina intensiva, a rádio pode ajudar a combater a pandemia, com boa disposição e companhia. Para além disso, este médico ouvinte da RFM, destacou à Ana Colaço o fato destes serem tempos extraordinários em que queremos voltar a coisas normais.


HOSPITAL DE SÃO JOÃO - DR. NELSON PEREIRA


Esta terça feira, o Café da Manhã falou com dra Grace Staring, do hospital de Torres Vedras. Uma das médicas que no início deste ano tirou uma fotografia com uma mensagem que viralizou nas redes sociais "Nós ficamos no hospital por vocês, por favor, fiquem em casa por nós!"



HOSPITAL TORRES VEDRAS - DRA GRACE STARING


Esta é uma ação do Grupo Renascença Multimedia, do qual a RFM faz parte, no âmbito do Dia Mundial da Rádio que se celebra no dia 13 de fevereiro, e que dedicamos a todos os profissionais de saúde.

Para além desta homenagem estão previstas outras ações no sábado e contamos desde já contigo.

Vai ao facebook da RFM e conta como é que a RFM te marcou. Sim porque a RFM é rádio que para além de tocar músicas, toca pessoas.