É, sem dúvida, a maior plataforma de vídeos do mundo e conta com mais de 4 mil milhões de vídeos visualizados por dia.


Oferece vídeos para todos os gostos e feitios, sejam eles de jogos, moda, beleza, receitas, entre tantos outros, mas o principal é, com certeza, música!


O YouTube surgiu em 2005 e será que sabes como tudo começou?


Atualmente, o YouTube faz parte da Google, mas nem sempre foi assim.

Os primeiros passos desta plataforma foram dados por três ex-funcionários o Paypal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que estudaram juntos.



Aquilo que os motivou a criar esta plataforma foram dois eventos: a atuação da cantora Janet Jackson, no Super Bowl 2004, e o tsunami que atingiu o sudeste asiático, no mesmo ano.


Na altura, era difícil rever algum acontecimento na Internet, já que existiam ainda poucos vídeos a circular. Por isso, estes três amigos criaram um site que compilasse num só sítio os vídeos que, com o tempo, iam e foram surgindo.


Foi assim que o YouTube nasceu no dia 14 de fevereiro, sendo que o domínio “YouTube.com” foi ativado no dia 15 do mesmo mês.


A 23 de abril de 2005, foi partilhado o primeiro vídeo de sempre desta plataforma. Com o nome “Me at the Zoo”, mostra o cofundador Jawed Karim a falar sobre elefantes durante 18 segundos, tendo já alcançado mais de 134 milhões de visualizações.



Nos anos seguintes, o YouTube conquistou cada vez mais utilizadores e atenções. Os vídeos partilhados cresceram a olhos vistos, bem como as visualizações.


Existem vídeos e, sobretudo, músicas que estão há largos meses no top dos mais vistos no YouTube.


Estes são:


1 – Baby Shark Dance, com perto de 8 mil milhões de visualizações (7.913.455.853).



2 – Despacito, de Luis Fonsi ft. Daddy Yankee, com 7.204.817.233 de visualizações, ou seja, ultrapassa os 7 mil milhões.



3 – Shape of You, de Ed Sheeran, com 5.185.555.922 de visualizações, ou seja, mais de 5 mil milhões.



Hoje em dia, o Youtube conta com mais de 2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, e é ainda a segunda rede social mais popular do mundo (a primeira é, claro, o Facebook).


De certeza que também conheces o canal de YouTube da RFM, como podes ver aqui!


No ano de 2021, o YouTube completa 16 anos ao serviço de milhões de criadores de conteúdo e de utilizadores dos quatro cantos do mundo.