Esta imagem da Wikipédia tem 90 milhões de visitas e ninguém sabe porquê

TEORIAS NÃO FALTAM PARA EXPLICAR O SUCESSO DESTA IMAGEM

Jéssica Santos


Uma fotografia de uma flor lilás virou um sucesso na Índia e ainda ninguém sabe muito bem porquê. A imagem encontra-se disponível na Wikipédia e já gerou nada mais nada menos do que 90 milhões de visitas. Nove vezes a população de Portugal!



Este é ainda um mistério por desvendar, mas o site IFLScience tentou explicar uma possível razão para esta enorme quantidade de acessos. A menos que as pessoas na Índia estejam extremamente fascinadas pela beleza desta flor, uma das causas do sucesso da imagem pode ser o uso da mesma por uma aplicação popular.


Ou seja, muitas das fotografias da Wikipedia vêm do Wikimedia Commons, um repositório de imagens que podem ser livremente reutilizadas. A IFLScience sugere que uma aplicação mais conhecida possa estar a usar esta flor com um link direto para a página da imagem.

Teorias não faltam! E da conspiração também. Uma delas defende que a popularidade desta fotografia possa estar relacionada com a proibição do uso do TikTok na Índia. A imagem começou a ter milhões de acessos em junho do ano passado, altura em que o Governo indiano decidiu banir o TikTok.

Por isso, alguns utilizadores acreditam que a imagem pode ter sido usada por um espelho do TikTok para que as pessoas possam na mesma aceder ao conteúdo da plataforma, apesar da proibição.


Apesar do alarido em torno da imagem, a Wikipédia ainda não se pronunciou. Esconderá algum segredo esta flor?


  • Partilha:

Top