Está quase a fazer um ano do dia em que ficámos em confinamento pela primeira vez. Milhares de portugueses ficaram confinados dentro das suas quatro paredes, de forma a combater um inimigo invisível.


Muitos ficaram ainda mais isolados e sozinhos nas suas próprias casas até que surgiu uma ideia, que os animou, apoiou e acompanhou.


O projeto “Vizinhos à Janela” foi criado há cerca de um ano com o objetivo de combater o isolamento e a solidão de quem está sozinho em casa.


Com esta iniciativa portuguesa, a música e a animação chegaram a milhares de janelas e varandas do bairro Jardim dos Arcos, em Oeiras, e, esta segunda-feira, foi distinguida com o prémio “Solidariedade Civil” do Comité Económico e Social Europeu.



Atualmente, os “Vizinhos à Janela” continuam a fazer aquilo que melhor sabem, mas decidiram ir, entretanto, mais além. Desde abril de 2020 que a iniciativa está também a doar alimentos a várias associações de Oeiras, que foram até aos “Vizinhos à Janela” pedir ajuda.


O prémio de Solidariedade Civil atribuído veio reconhecer o trabalho feito, em prol da população, e até um dos fundadores dos “Vizinhos à Janela”, Iñigo Hurtado, mostrou-se muito surpreendido com o “reconhecimento da Europa”.


Os “Vizinhos à Janela” foram distinguidos entre um total de 250 candidaturas apresentados por organizações de sociedade civil, indivíduos e empresas privadas.


Com este prémio, o grupo de vizinhos vai receber 10 mil euros e prepara-se para homenagear todos aqueles que contribuíram para ajudar quem mais precisa, no próximo sábado, dia 20.