Projeto português “Vizinhos à Janela” ganha prémio de Solidariedade Civil da União Europeia

UM GRUPO DE VIZINHOS JUNTOU-SE PARA LEVAR MÚSICA E ANIMAÇÃO A VÁRIAS VARANDAS E JANELAS DE OEIRAS

Madalena Costa


Está quase a fazer um ano do dia em que ficámos em confinamento pela primeira vez. Milhares de portugueses ficaram confinados dentro das suas quatro paredes, de forma a combater um inimigo invisível.


Muitos ficaram ainda mais isolados e sozinhos nas suas próprias casas até que surgiu uma ideia, que os animou, apoiou e acompanhou.


O projeto “Vizinhos à Janela” foi criado há cerca de um ano com o objetivo de combater o isolamento e a solidão de quem está sozinho em casa.


Com esta iniciativa portuguesa, a música e a animação chegaram a milhares de janelas e varandas do bairro Jardim dos Arcos, em Oeiras, e, esta segunda-feira, foi distinguida com o prémio “Solidariedade Civil” do Comité Económico e Social Europeu.



Atualmente, os “Vizinhos à Janela” continuam a fazer aquilo que melhor sabem, mas decidiram ir, entretanto, mais além. Desde abril de 2020 que a iniciativa está também a doar alimentos a várias associações de Oeiras, que foram até aos “Vizinhos à Janela” pedir ajuda.


O prémio de Solidariedade Civil atribuído veio reconhecer o trabalho feito, em prol da população, e até um dos fundadores dos “Vizinhos à Janela”, Iñigo Hurtado, mostrou-se muito surpreendido com o “reconhecimento da Europa”.


Os “Vizinhos à Janela” foram distinguidos entre um total de 250 candidaturas apresentados por organizações de sociedade civil, indivíduos e empresas privadas.


Com este prémio, o grupo de vizinhos vai receber 10 mil euros e prepara-se para homenagear todos aqueles que contribuíram para ajudar quem mais precisa, no próximo sábado, dia 20.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Esta imagem da Wikipédia tem 9...Esta imagem da Wikipédia tem 90 milhões de visitas e ninguém sabe porquêTEORIAS NÃO FALTAM PARA EXPLICAR O SUCESSO DESTA IMAGEMmaisMédico Gustavo Carona apela à ...Médico Gustavo Carona apela à televisão para parar de fingir que a pandemia não existeO MÉDICO PORTUGUÊS ESCREVEU UMA MENSAGEM NAS REDES SOCIAIS SOBRE OS MAUS EXEMPLOS QUE ESTÃO A SER DADOS NOS PROGRAMAS DE TELEVISÃOmaisDa janela de casa, Carolina De...Da janela de casa, Carolina Deslandes faz dueto com músico de ruaCAROLINA DESLANDES PEDIU AINDA AJUDA PARA DESCOBRIR O NOME DO ARTISTAmaisImaginas-te a jantar dentro de...Imaginas-te a jantar dentro de uma cabine de esqui? Aqui, é possível!UM RESTAURANTE TEVE DE SE REINVENTAR PARA RECEBER CLIENTES E CONSEGUIR MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIALmaisGraças a um camelo, crianças d...Graças a um camelo, crianças de aldeias remotas do Paquistão têm acesso a livrosESTA BIBLIOTECA ANDANTE FUNCIONA TRÊS DIAS POR SEMANA E A CUSTO ZERO NO PAQUISTÃOmaisVazio e em silêncio, Sambódrom...Vazio e em silêncio, Sambódromo do Rio de Janeiro homenageia vítimas da Covid-19ACENDEM-SE AS LUZES DO SAMBÓDROMO DO RIO DE JANEIRO PARA HOMENAGEAR AS VÍTIMAS DA COVID-19 E AS ESCOLAS DE SAMBA BRASILEIRASmaisAs “imperfeições” de um corpo ...As “imperfeições” de um corpo considerado “perfeito”, por Sara SampaioSARA SAMPAIO DESMISTIFICA A PERFEIÇÃO DO SEU CORPO EM VÍDEOmaisO Mundo mudou de ritmo, a Agea...O Mundo mudou de ritmo, a Ageas Seguros adaptou-sePARA QUE O MUNDO NÃO PERCA O RITMO, A AGEAS SEGUROS LANÇA NOVO PRODUTO PARA PROTEGER OS SEUS CLIENTESmaisMeghan Markle está grávida pel...Meghan Markle está grávida pela segunda vezMEGHAN MARKLE E O PRÍNCIPE HARRY VÃO SER PAIS PELA SEGUNDA VEZ. VEM AÍ UM IRMÃO/Ã PARA O PEQUENO ARCHIEmais
Top