Um pequeno gato, chamado Arthur, está a ser apelidado de “herói de quatro patas”, depois de ter dado a sua vida para salvar duas crianças de uma das cobras mais venenosas da Austrália.


Numa tarde, as crianças estavam a brincar com o animal no jardim de casa, em Queensland, quando uma cobra castanha apareceu.


Sempre com os sentidos muito apurados, tal como se conhece nos gatos, Arthur apercebeu-se da sua presença e protegeu as crianças, que eram a sua família mais próxima. Nesse momento, o gato “entrou em ação” e matou a cobra - uma Pseudonaja textilis.


No entanto, sem ninguém se aperceber, Arthur tinha também sido mordido. Pouco depois da “batalha”, o gato perdeu os sentidos, sendo esta uma das reações comuns à mordida de uma cobra, tal como o Animal Emergency Service, que lhe prestou auxílio, descreveu no Facebook.


Foi socorrido a tempo e rapidamente recuperou, tendo sido levado para casa pelos donos. Só que, na manhã seguinte, Arthur foi encontrado, mais uma vez, sem sentidos.


A família que o tinha adotado ainda o levou ao veterinário, mas já nada havia a fazer, uma vez que os sintomas eram “demasiado graves para recuperar”.



Arthur foi mordido por uma cobra que tem o “segundo veneno mais tóxico do mundo” e, apesar de ter sido mesmo um herói, não houve forma de o salvar.