Avó de 79 anos desliza no gelo como ninguém e encanta quem a vê

É JÁ CONSIDERADA POR MUITOS UMA ESTRELA INTERNACIONAL DA PATINAGEM, DEPOIS DE SE TER TORNADO VIRAL DEVIDO A UMA REPORTAGEM DA REUTERS

Madalena Costa


Quando há vitalidade e vontade, não há idade que impeça de se fazer o que mais se gosta!


Lyubov Morekhodov conta com 79 anos e vive sozinha nas margens do Lago Baical, localizado no interior da Sibéria, mas está sempre acompanhada pelos seus animais - cães e vacas. Ocupa os seus dias a patinar no gelo e é lá que se tornou uma patinadora nata.


Sempre que precisa de fazer os seus recados, de ir à mercearia ou de dar uma volta calça os seus patins artesanais e lá vai ela... Até então, a Baba Liuba (avó Liuba, em português), tal como lhe chamam na Rússia, era uma avó patinadora desconhecida para muitos.


No entanto, uma visita da Reuters fê-la tornar-se viral e a Internet, claro, fez a sua parte.



Com uma jovialidade de fazer inveja a muitos, a avó patinadora patina sempre que pode e o próprio sítio onde vive ajuda, já que, nas suas palavras, “[a paisagem] bate tudo, tudo”.


O gosto pela patinagem é uma herança do pai, Evgeni Plushenko, que foi um patinador e campeão olímpico russo.


Há muitos anos, Lyubov Morekhodov recebeu das mãos do seu pai uns patins feitos com pedaços de madeira e lã e até hoje nunca mais os largou. Não há tecnologia ou modernidade que a faça trocar estes patins que, de certeza, têm um grande valor sentimental!


A verdade é que patinar num dos lagos mais frios do mundo pode ser um grande desafio para muitos, mas para esta avó patinadora é só mais um dia normal!


  • Partilha:

Top