Marte - o planeta onde "chegaram" 3 missões internacionais este mês

Preserverance, Al Amal e Tianwen1 - são as missões internacionais que chegaram nos últmos dias a Marte.

ANA COLAÇO


Chama-se Marte por causa do deus romano da guerra, é chamado de "planeta vermelho" devido ao óxido de ferro na sua superfície, tem cerca de metade do tamanho da nossa Terra e se esteve sozinho até agora, nas últimas semanas viu "chegar" 3 missões internacionais. A primeira a chegar fica apenas em órbita, as outras duas já estão em solo firme.


A chinesa Tianwen-1 chegou a semana passada à órbita de Marte, a Al Amal (que significa esperança) foi lançada pelos Emirados Arabes Unidos e esta quinta feira, dia 18, chegou a americana Preseverance, que é o nome do veículo robótico que faz parte de uma missão histórica - para além de ir e chegar ao destino, os norte americanos querem vir a receber amostras de rochas de Marte para estudo e estudar a hipótese de ter havido vida naquele planeta.


A "amartagem" correu bem mas foi antecedida por 7 minutos de suspense. 7 minutos que foi o tempo desde a entrada na atmosfera até o Preserverance pousar no solo de marte.


Vê aqui o filme da chegada da Preseverance a Marte, depois de 7 meses de viagem.

 


Estas imagens misturam imagens reais - nas instalações da Nasa - com imagens de previsão, uma vez que os 7 minutos de filme real do Preseverance a tocar no solo de Marte só serão divulgadas durante a próxima semana.


Entre as muitas curiosidades à volta desta aventura que muda definitivamente a história espacial, estão os vencedores do concurso que envolveu mais de 28 mil estudantes das escolas norte americanas para se encontrar 1 nome para o veículo de 6 rodas e outro para o helicóptero que chegaram agora a Marte.


Alex Mather deu o nome de Preseverance ao rover e Vaneeza Rupani deu o nome de Ingenuity ao pequeno helicóptero.



Podes acompanhar toda a missão norte americana aqui, no site da NASA


Mas há mais coisas já a andar em Marte... Há a missão chinesa, a Tianwen -1, que chegou uns dias antes e que teve direito a enviar as imagens da sua chegada. As imagens que vais ver a seguir foram feitas pelas câmaras instaladas no painel solar e na antena da sonda. Foram tiradas fotos a cada 3 segundos duante 30 minutos - uma espécie de selfies para mostrar o espaço profundo e registar as manobras da missão que é composta também por 1 rover que há-de cegar em maio. Até lá, a Tianwen-1, que significa "busca pela verdade celestial" vai estudar o solo para depois descobrir onde o veículo deve pousar.


A missão está a cargo da Agência Espacial Chinesa



O que não vai chegar a tocar solo de Marte mas vai estudá-lo de uma forma também muito intensa, é a missão dos Emirados Árabes Unidos.


A sonda Al Amal vai andar em órbita para conseguir uma completa da dinâmica meteorológica do planeta Marte, e segundo a agência espacial é, acima de tudo, "um passo para um objetivo muito mais ambicioso: a criação de uma colónia humana em Marte dentro de 100 anos”.


As previsões apontam para que a informação recolhida comece a chegar à Terra em setembro e vai ficar disponível para os cientistas de todo o mundo.


Esta foi a primeira imagem de Marte tirada pela sonda Al Amal.



Se já chegámos a Marte, agora é ainda mais fácil sonhar!


Porque não reservares já um bilhete para a próxima missão espacial?


É possível. Experimenta aqui no site da NASA... Recebes o bilhete hoje mesmo!


Eu já tenho o meu ;)

  • Partilha:

Top