Os resultados das eleições presidenciais não agradaram a José Carlos Malato, que deixou fortes palavras dirigidas ao Alentejo. Isto porque o candidato André Ventura foi o segundo mais votado em vários concelhos desta região, incluindo Monforte, de onde é natural o apresentador.


"O Alentejo é uma vergonha. Gente sem memória! Sou lisboeta, a partir de hoje”, escreveu num story do Instagram, um dia depois de conhecidos os resultados das presidenciais.



Os habitantes de Monforte não ficaram contentes com as palavras do apresentador e, desde então, que se replicam, nas redes sociais, vários comentários de pessoas revoltas com Malato.


Este sentimento foi crescendo até que culminou numa petição, dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Monforte, que solicita retirar o nome de Malato de um dos largos do concelho.

O largo José Carlos Malato ficou com o nome do apresentador, em 2005, numa homenagem que o concelho decidiu fazer à sua vida e carreira. 16 anos depois, o sentimento dos habitantes de Monforte em relação a Malato mudou e, por isso, para alguns, deixa de fazer sentido esta homenagem.


A petição já conta com mais de quatro mil assinaturas e, em substituição do nome do apresentador, os habitantes pedem que sejam colocadas alternativas como “Praça dos Monfortenses" ou “Largo da Biblioteca”.