Siza Vieira vence prémio internacional de arquitetura com edifício na China

SIZA VIEIRA E CARLOS CASTANHEIRA VENCEM PRÉMIO EDIFÍCIO DO ANO 2021 DO ARCHDAILY

Jéssica Santos


A arquitetura portuguesa está de parabéns!

Siza Vieira e Carlos Castanheira acabam de vencer o prémio internacional de Edifício do ano 2021, do Archdaily, na categoria Arquitetura Cultural, graças a um projeto que desenvolveram na China: o Museu de Arte e Educação de Ningbo.


Demorou três anos a ser construído e foi inaugurado a 21 de novembro de 2020. O Museu de Arte e Educação de Ningbo é revestido a chapa metálica negra, de forma ondulada, e, por fora, está suspenso da terra. Foi construído para albergar a coleção de pintura e escultura de um empresário chinês, ao longo de 5300 metros quadrados.



Este trabalho de Siza Vieira e Carlos Castanheira foi a votos, com outros arquitetos internacionais, e os membros registados na plataforma Archdaily escolheram-no como o Edifício do Ano 2021.


A aposta na dupla de portugueses para fazer um edifício na China já era sinal do valor da sua mestria. Agora, este prémio veio confirmar e reforçar isso mesmo.

O projeto de Siza Vieira e Carlos Castanheira foi o único a representar Portugal nestes prémios e concorria com edifícios de vários países: o Museu Audemars Piguet, em Le Brassus, na Suíça; o centro chinês de Arte de Qujiang, em Xi'an - Shanxi; o edifício Experimenta, em Heilbronn, na Alemanha, e o MEETT - Centro de Congressos e Exposições de Toulouse.

Esta não é a primeira vez que Siza Vieira e Carlos Castanheira vencem o Prémio Archdaily – Edifício do Ano. A primeira vez foi em 2015 com o projeto “Building on the Water”, em Huai´an, também na China.



Os arquitetos quiseram saborear de novo a vitória e 2021 foi o ano para uma nova e segunda distinção. Quis o destino que fosse novamente com um edifício na China.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Porque é que esta mudança de v...Porque é que esta mudança de visual de Carolina Deslandes está a gerar tanta revolta?OS SEGUIDORES NÃO SABIAM A RAZÃO DA MUDANÇA DE VISUAL DE CAROLINA DESLANDES E, NUMA FASE COMO A QUE VIVEMOS, GEROU ALGUMA REVOLTAmaisBraga vai ter o maior aquaparq...Braga vai ter o maior aquaparque da Península Ibérica!BRAGA ESTÁS PRESTES A RECEBER UMA NOVA E ÚNICA ATRAÇÃO EM TODA A PENÍNSULA IBÉRICAmaisMonforte não está contente com...Monforte não está contente com Malato e quer tirar o seu nome de um dos largosOS HABITANTES DE MONFORTE, CONCELHO NO ALENTEJO QUE VIU NASCER JOSÉ CARLOS MALATO, ESTÃO REVOLTADOS COM O APRESENTADORmaisEstão a aparecer cães azuis e ...Estão a aparecer cães azuis e verdes na Rússia e são um mistérioNAS RUAS, FORAM AVISTADOS CÃES AZUIS E VERDES. MUITOS FICARAM INTRIGADOS E HÁ JÁ TEORIAS A CIRCULAR!maisHá um ano que não depila as so...Há um ano que não depila as sobrancelhas e o buço para desafiar os padrões de belezaELDINA JAGANJAC ACHA INJUSTO AS MULHERES TEREM DE GASTAR MAIS TEMPO E DINHEIRO NAS ROTINAS DE BELEZAS DO QUE OS HOMENSmaisMiguel Coimbra, dos D.A.M.A, e...Miguel Coimbra, dos D.A.M.A, e Angie Costa anunciam que vão ser paisO CASAL DEU A NOVIDADE NO INSTAGRAM, EM QUE PARTILHOU UMA FOTOGRAFIA TERNURENTA DE AMBOSmaisMarte - o planeta onde "chegar...Marte - o planeta onde "chegaram" 3 missões internacionais este mêsPreserverance, Al Amal e Tianwen1 - são as missões internacionais que chegaram nos últmos dias a Marte.maisCuca canta em hospitais, Júlio...Cuca canta em hospitais, Júlio César acusa-a de aproveitamento. A fadista reage.A POLÉMICA ESTÁ INSTALADA ENTRE CUCA ROSETA E JÚLIO CÉSAR, QUE ACUSA A FADISTA DE "APROVEITAMENTO"maisMadonna lança documentário sob...Madonna lança documentário sobre álbum “português”O DISCO "MADAME X", QUE FOI PREPARADO EM PORTUGAL, VAI SER O GRANDE PROTAGONISTA DE UM DOCUMENTÁRIO DE MADONNAmais
Top