Procurar o bairro perfeito para viver assemelha-se, muitas vezes, à procura de uma agulha num palheiro. Há um fator que a maioria das pessoas deseja: tranquilidade. Ninguém quer ter vizinhos barulhentos com filhos muito irrequietos e demasiado agitados. Viver em comunidade tem destas coisas e há dias em que só queremos sopas e descanso.


A pensar nesta procura pelo bairro mais tranquilo, e numa forma de a facilitar também, foi criado, no Japão, um mapa que sinaliza os bairros mais ruidosos.



O mapa Dorozoku identifica com círculos coloridos os bairros com vizinhos mais tagarelas e barulhentos. São os moradores que preenchem os dados sobre os bairros e, por lá, podes encontrar informações pormenorizadas, como: “à noite, ouvem-se os gritos dos pais e dos filhos”, ou “pai e filho jogam à bola na rua”.


Este mapa pode ser uma grande ajuda para quem busca um novo poiso para viver, sobretudo numa altura em que as pessoas passam mais tempo em casa devido ao confinamento. No entanto, não tardaram em chegar algumas críticas.
Há quem veja esta ferramenta como uma forma de fomentar a intolerância face às crianças, que são normalmente barulhentas.


Seja no Japão, ou em Portugal, acabamos por passar mais tempo em casa por força da pandemia. Todos queremos tranquilidade e paz, mas mais importante do que isso é cultivarmos a tolerância. Os dias não são todos iguais, nem todos têm o mesmo nível de ruído. Aproveita os mais calmos e enfrenta com muita paciência os mais agitados!