Um dos baloiços panorâmicos mais originais do mundo é português

CHAMA-SE BALOIÇO DE ALDEIA VELHA E CARREGA UM GRANDE SIMBOLISMO E O RESPEITO PELA TRADIÇÃO PORTUGUESA

Madalena Costa


Os baloiços panorâmicos têm feito um grande sucesso em várias regiões do nosso país. Pela mão de vários portugueses, nasceram baloiços para todos os gostos e feitios e em sítios com paisagens de cortar a respiração.


Muitos já são conhecidos e marcam presença diária nas redes sociais, mas há um que se destaca pela sua forma e originalidade.


Desconhecidos por muitos, na serra do Homem de Pedra encontra-se o cabeço da Nossa Senhora dos Prazeres, localizado na Aldeia Velha, no concelho do Sabugal.


No topo, existe uma capela de devoção a Nossa Senhora dos Prazeres e, ao lado, nasceu o Baloiço de Aldeia Velha, no final do ano passado. Este é o mais recente baloiço português, que tem feito muito furor, uma vez que tem uma forma única e muito original!



Aliado à originalidade, junta-se também a tradição e um grande significado. A estrutura construída inspirou-se no forcão, um instrumento fundamental da principal tradição da região, a Capeia Arraiana.


Esta é uma tradição única no mundo e a prova disso é que já recebeu a classificação de património cultural imaterial nacional.


É por isso que este baloiço carrega um grande simbolismo e um respeito pela cultura e tradição da região de Nossa Senhora dos Prazeres, tendo sido idealizado e construído numa parceria entre a Junta de Freguesia de Aldeia Velha, do Centro Recreativo e Cultural de Aldeia Velha e do Conselho Diretivo dos Baldios de Aldeia Velha.


O baloiço encontra-se perto das ruínas do Sabugal Velho e da capela e muitos afirmam que é muito fácil lá chegar.


Além de se valorizar uma parte da cultura portuguesa, aproveita-se uma vista incrível sobre o vale que envolve a cidade da Guarda, que se estende entre as serras fronteiriças de Espanha e a Serra da Estrela.


  • Partilha:

Top