A incerteza relativamente a este verão alarga-se a todos os setores. É verdade que a situação pandémica em Portugal começa a acalmar, como demonstram os números mais recentes, mas quanto ao desconfinamento e ao verão pouco ou nada se sabe.


Apenas se sabe que os agentes ligados a festivais e concertos estão a pensar numa alternativa para que ainda este verão seja possível proporcionar estes eventos aos portugueses. A ideia não é nova e tem vindo a ser testada noutros países: “festivais-bolha”.



Segundo o Observador, este modelo poderá ser testado já em abril, em Lisboa e no Porto, e se tudo correr bem, e se o Governo e a DGS aceitarem, poderemos sentir a magia dos concertos ao vivo ainda este ano.


Precisamos todos de música, de dançar e de cantar, mas é necessário perceber quais são as possibilidades de tal poder vir a acontecer.



Através destes concertos-teste, os promotores dos festivais, assim como as autoridades de saúde, poderão perceber se os espaços são adequados, qual o número limite que devem impor, e quais as medidas a tomar, como por exemplo se se devem fazer testes rápidos ao público ou não.


É tudo na base da experimentação e ainda pouco se pode avançar relativamente a estes festivais-bolha, mas o setor está optimista e quer mais do que tudo pôr mãos à obra este verão. As quebras do ano passado foram enormes e há muito para recuperar.

Já andamos todos a sonhar com concertos ao vivo e festivais! Esperemos que possa ser posto em prática em 2021.