É a massa que todos querem provar e que, por isso, todos estão a cozinhar. Pode uma receita simples de massa tornar-se viral? Sim, pode! Graças ao TikTok.


Se não estás inteirado do assunto, de certeza que já viste a circular nas redes sociais uma massa com tomate e queijo feta.
É a receita do momento e é muito fácil de se fazer. Quanto ao sabor, há várias opiniões: há quem ache delicioso e quem ache enjoativo.



Não te preocupes, que não vais sair daqui sem a receita.


Apesar de estar a ser um sucesso agora, a receita já tem dois anos. A massa de tomate e queijo feta foi criada em 2019, na Finlândia, por Jenni Häyrinen, autora do blogue “Liemessa”. E a forma como a blogger se lembrou de fazer esta receita não podia ser mais simples: estava cheia de fome e queria cozinhar algo rápido.

Depois, decidiu partilhar a receita nos stories do Instagram e teve um enorme feedback das pessoas. À semelhança do que está a acontecer agora um pouco por todo o mundo, na altura, a massa rapidamente se tornou um sucesso na Finlândia, e fez esgotar o queijo feta em alguns supermercados.



Jenni referiu, no ano passado, que mais de 2,5 milhões de pessoas viram a receita. E assim nasceu a loucura da “uunifetapasta”, algo como “massa com queijo feta e tomate assados”, em português.


Como é que de um sucesso na Finlândia se tornou um sucesso mundial?
Segundo o Washington Post, o “salto” deu-se quando uma blogger norte-americana chamada MacKenzie Smith decidiu fazer a receita e partilhar o processo no TikTok, no passado mês de janeiro.

O vídeo foi um sucesso e teve mais de 3 milhões de visualizações, criando o movimento #bakedfetapasta. No total, os vídeos no Tik Tok associados a esta hashtag somaram 52 milhões de visualizações.

As redes sociais têm esta vantagem e são capazes de viralizar coisas tão atípicas como uma receita simples de massa.


Esta é a receita original, mas há quem opte por alterar ou acrescentar outros ingredientes.


Ingredientes:

  • 200 gramas de queijo feta;
  • 200 gramas de tomate cherry;
  • 4 dentes de alho;
  • Azeite q.b;
  • Pimenta q.b;
  • 350 gramas de massa à escolha;


Coloca o bloco de queijo feta num tabuleiro, ao centro, e com o tomate à volta. Adiciona o alho, o azeite e a pimenta. Leva ao forno durante 15 minutos a 200 graus.

Durante estes minutos, coze a massa. No fim, coloca a massa cozida no tabuleiro juntamente com os outros ingredientes e mistura tudo.


Tão simples quanto isto e tens uma receita pronta. Se é ou não deliciosa, o veredito final é teu!