Fotógrafo português vence prémio internacional com imagem de jovem infetado

RODRIGO CABRITA RECEBEU UM PRÉMIO DE EXCELÊNCIA DE FOTOJORNALISMO E DEDICOU-O AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E AO JOVEM QUE FOTOGRAFOU

Madalena Costa


Nos corredores dos cuidados intensivos do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, Rodrigo Cabrita, um fotógrafo português, tinha a sua máquina em punho quando se deparou com um jovem infetado com Covid-19 e internado, uma vez que estava com o seu sistema circulatório muito afetado.


Esse jovem chama-se Francisco Costa, tem 13 anos e foi um dos primeiros jovens portugueses infetados com Covid-19 a desenvolver sintomas. Naquele momento, Francisco estava em coma induzido e soltou uma lágrima ao mesmo tempo que uma enfermeira lhe fazia festinhas na cabeça. O jovem estava sedado e aquela seria a sua reação à medicação.


Rodrigo Cabrita, que estava naquele hospital para retratar os efeitos da pandemia no nosso país e nos hospitais, registou o momento. Essa fotografia, que para o fotógrafo tem um “enorme simbolismo”, valeu-lhe agora um prémio internacional.


O fotógrafo português foi distinguido com um prémio de excelência, no concurso de fotografia PoY – Pictures of the Year Internacional, na categoria de Spor News.



Quando se apercebeu da imagem que tinha captado e daquilo que ela simbolizava, Rodrigo Cabrita pediu autorização ao Centro Hospital Universitário de Lisboa Central (CHULC) e aos pais do Francisco para concorrer ao concurso internacional com essa fotografia. E assim foi!



Mais do que retratar a realidade dura que se vive nos nossos hospitais, Rodrigo Cabrita quer alertar para o facto de que “a doença está cá e existe e gostava que esta fotografia servisse para alertar para os cuidados que devemos ter” contou, em entrevista à TVI24.


O prémio internacional de fotojornalismo reconheceu o trabalho de Rodrigo Cabrita, mas o fotógrafo português dedica-o aos profissionais de saúde e a Francisco, que “foi um herói” ao combater a doença e encontra-se ainda a melhorar.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Cadela espera pacientemente pe...Cadela espera pacientemente pelo dono durante seis dias no hospitalPERANTE O INTERNAMENTO DO DONO, BONCUK MARCOU SEMPRE PRESENÇA À PORTA DO HOSPITAL DURANTE SEIS DIASmaisMédico faz quilómetros a pé na...Médico faz quilómetros a pé na neve para conseguir chegar ao hospitalUM JOVEM MÉDICO ESPANHOL VESTIU-SE A RIGOR E ANDOU A PÉ CERCA DE DUAS HORAS PARA CUMPRIR O SEU TURNO NO HOSPITALmaisEnfermeiro pede em casamento a...Enfermeiro pede em casamento a namorada no hospital e torna-se viralO PEDIDO ORIGINAL TORNOU-SE VIRAL E A IMAGEM JÁ ESTÁ A CORRER O MUNDOmais“Super-heróis” descem as pared...“Super-heróis” descem as paredes do Hospital de Braga e surpreendem crianças internadasTRÊS PESSOAS VESTIDAS DE SUPER-HERÓIS FAZEM UMA ENORME SURPRESA ÀS CRIANÇAS INTERNADAS NO HOSPITAL DE BRAGA AO ENTREGAREM PRESENTES ATRAVÉS DO VIDROmaisEsta é a música de Natal dos p...Esta é a música de Natal dos profissionais de saúde do Hospital Amadora-SintraOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL AMADORA-SINTRA ADAPTARAM O CLÁSSICO DE NATAL DE MARIAH CAREY À PANDEMIAmaisFoi impedido de acompanhar a m...Foi impedido de acompanhar a mulher ao hospital, então fez-lhe uma serenata à portaSTEFANO MOSTROU QUE AS SERENATAS, ESSA FORMA TÃO TRADICIONAL DE MOSTRAR O AMOR, ESTÃO MAIS VIVAS DO QUE NUNCAmaisTrump queria sair do hospital ...Trump queria sair do hospital com uma camisola do super-homem, mas foi impedidoTRUMP QUERIA RASGAR A CAMISA E MOSTRAR UMA T-SHIRT DO SUPER-HOMEM, À SAÍDA DO HOSPITALmaisÂngelo Rodrigues revelou, na R...Ângelo Rodrigues revelou, na RFM, quem é que não esperava que o visitasse no hospital!AS REVELAÇÕES DE ÂNGELO RODRIGUES NO LIVE DO WI-FI DA RFM!maisÉ preciso não esquecer. RFM es...É preciso não esquecer. RFM esteve em Oliveira do Hospitalmais
Top