Sevilha tem uma cor especial!

E o que lhe dá cor, vida, cheiro, ambiente e energia, para além de muitas, muitas outras coisas, são também as laranjeiras espalhadas pela cidade.

Sevilha está cheia de laranjas. São mais de 48 mil laranjeiras que preenchem a paisagem desta cidade espanhola e que perfumam o ar.

Só que esta enorme quantidade de laranjeiras, na cidade, é uma grande dor de cabeça para aqueles cuja profissão é manter as ruas de Sevilha limpas e para os habitantes que têm o azar de escorregar sobre elas. Isto porque grande parte das laranjas da cidade - sobretudo as amargas - acabam no chão.


Sensíveis a esta realidade, uma equipa de engenheiros espanhóis, juntamente com a empresa municipal de água Emasesa, decidiu desenvolver um projeto piloto que consiste em criar eletricidade através do metano produzido pelos restos fermentados de laranja. Desta forma, reaproveita-se aquilo que as ruas de Sevilha têm para oferecer: laranjas.



Os responsáveis por este projeto explicaram, ao The Guardian, que vão ser utilizadas 35 toneladas desta fruta para gerar energia para uma das estações de purificação da água. As laranjas serão transportadas para uma instalação que produz eletricidade a partir de matéria orgânica.


Esta equipa de engenheiros verificou que 100 quilos de laranjas podem produzir 50KWh, o que permite dar energia a cinco casas por dia.
Se todas as laranjas de Sevilha forem recicladas - estima-se que sejam produzidas cerca de 15 mil toneladas - poder-se-ão alimentar 73 mil casas.

Sevilha é conhecida como o maior laranjal do mundo.
Estas árvores já se encontram na cidade há cerca de 1000 anos e todos os anos produzem toneladas de laranjas. Tantas que a cidade emprega 200 pessoas só para colher os frutos caídos.