Constança fez um apelo, na semana passada, nas redes sociais e, desde então, que os portugueses começaram também a viver a sua história. A jovem de 24 anos sofre de fibrose quística e pede para que o medicamento que a pode salvar, Kaftrio/Trikafta, fique disponível em Portugal.



Entre esperas, negociações e decisões do Infarmed, a vida de Constança está em suspenso. Por isso, foi criado uma angariação de fundos para ajudar a Constança a obter dinheiro para comprar o medicamento. Portugal uniu-se e, em menos de 48 horas, foi angariado mais do que o valor necessário para um ano de tratamento – 192 mil euros. Cada caixa deste medicamento custa 15 mil euros, sendo que cada uma dá para um mês.


O medicamento Kaftrio/Trikafta, que está disponível noutros países, excluindo Portugal, não é a cura, mas permite prolongar a vida dos doentes com fibrose quística, como a Constança e outros 400 portugueses.



Constança vive ligada a um ventilador dia e noite, desde setembro do ano passado. Até então a jovem sempre conseguiu viver de uma forma estável com a doença.


O facto de a sua saúde estar a piorar, de se sentir frágil a cada dia que passa e por ver a sua vida, aos 24 anos, em pausa, levou Constança a partilhar a sua história nas redes sociais, de forma a chegar ao maior número de pessoas possível. O apelo tornou-se viral e ninguém conseguiu ficar indiferente.

Entretanto, o Infarmed já fez saber que está a acompanhar o caso e está disponível para analisar o processo de forma a disponibilizar o medicamento à doente “no mais curto espaço de tempo”, assim que seja formalizado um pedido pelo hospital requerente.

Se a decisão for mesmo rápida, o dinheiro angariado será doado à Associação Nacional de fibrose quística em Portugal.