Ninguém caminha para novo, é uma certeza que todos temos, mas há formas e formas de envelhecer. Tens notado, ultimamente, o aparecimento precoce de rugas? Sabias que uma das causas podem ser os telemóveis e computadores?


A nossa vida, sobretudo agora que o teletrabalho é a realidade de muitas pessoas, resume-se cada vez mais a ecrãs - desde a televisão, computadores, telemóveis e tablets - e isso não traz benefícios à pele.


A luz emitida pelos ecrãs afeta a nossa pele da mesma forma que a radiação solar. Um estudo feito pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos da América, expôs várias moscas da fruta à luz azul, durante 14 dias, e estas mostraram sinais de envelhecimento, com uma rápida degeneração das células.


Shari Marchnein, dermatologista, explica à revista “Allure” que a luz dos ecrãs contribui para a formação de manchas castanhas na pele, hiperpigmentação, fotoenvelhecimento e a degradação do colagénio, resultando em mais rugas e flacidez da pele.



A aproximação genética entre moscas da fruta e seres humanos sugerem que os efeitos nocivos da luz azul podem afetar ambos da mesma forma, segundo o estudo.

Além do envelhecimento precoce, a luz azul aumenta o risco de cataratas, acelera o ritmo cardíaco e torna o processo de adormecer mais difícil.


Se não consegues reduzir o tempo que passas em frente aos ecrãs, a melhor forma de prevenir este envelhecimento precoce da pele está na hidratação da mesma e numa boa rotina de limpeza. Quantos aos aparelhos em si, reduz o brilho dos ecrãs.

Não te esqueças que a pele tem memória e que os cuidados – ou a falta deles – que tens no presente, refletem-se no futuro.