Será que sabemos quem é que é mais feliz, quando se tem filhos? A mãe ou o pai?


Assim que um bebé nasce, mãe e pai sentem-se igualmente felizes por receberem nos braços um filho ou uma filha. O tempo passa, as crianças crescem, as preocupações aumentam. Mas serão estas preocupações iguais para pais e mães?


Com esse desenvolvimento, a mãe começa a acumular mais stress e preocupações com os filhos, enquanto o pai é, em muitas famílias, a figura mais relaxada e descontraída. E, por isso, não é de estranhar que vários estudos tenham concluído que os pais são mais felizes do que as mães!


Os investigadores envolvidos nos estudos avaliaram a forma como os pais e as mães se relacionam com os filhos, em diferentes atividades.


Seja numa ida ao parque ou a um jogo ou a uma qualquer outra atividade desportiva - ou mais radical - que os filhos pratiquem, as mães tendem a estar stressadas e intranquilas. Já os pais tendem a envolver-se mais com os filhos de uma forma mais relaxada.


E, por isso, em comparação com as mães, os pais são considerados mais felizes.



No entanto, os investigadores revelam também que estes resultados são influenciáveis pela exigência do dia-a-dia e do trabalho e, apesar de a maioria indicar que as mães são menos felizes, a tendência pode variar.


Nesta tendência, surge ainda uma outra questão pertinente que assenta na igualdade de género. Os investigadores questionaram a razão pela qual as mulheres estão sempre mais preocupadas com a organização da casa ou com as aulas, os testes e os trabalhos dos filhos, do que os homens.


Para os investigadores, a partilha de preocupações tem de ser feita entre mãe e pai para que juntos possam encontrar a felicidade!