A abertura das creches foi uma espécie de segundo Natal dos pais. As crianças são o melhor do mundo, mas fechadas em casa, 24 horas por dia, a realidade é outra. Entre fazer refeições, lavar a roupa e organizar a casa (principalmente os brinquedos que se replicam pelo chão da sala), este foi o número de horas gastas, num ano, a arrumar a confusão dos filhos: 59 horas.


O que equivale a 16 minutos por dia. A conclusão é de um estudo encomendado pela associação norte-americana National Watermelon Promotion Board, elaborado pela empresa de estudos de mercado One Poll, e que entrevistou dois mil pais de crianças em idade escolar.

65% dos pais diz que os níveis de stress durante o confinamento poderiam reduzir e muito se não tivessem de dar conta da desorganização dos filhos.



A desarrumação a liderar o pódio está relacionada com a comida, depois com os brinquedos e, por fim, com a roupa.


Este segundo confinamento foi mais duro e isso refletiu-se não só nos pais, como nas crianças. Foi sobretudo um ano de desafios e de aprendizagens que esperamos não voltar a viver. Porque 59 horas dá para fazer muita coisa!