Tem, pelo menos, 73 metros, o equivalente a um prédio de 25 andares e à Torre dos Clérigos, e tem um nome extenso e até complicado: Eucalyptus diversicolor F. Muell.


É isso que o destaca entre os seus pares na Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra, e não só! Este eucalipto ganhou o título de maior árvore de Portugal, como também o de árvore mais alta da Europa.



Também conhecido como Karri, este eucalipto já conta com 140 anos e, pelo seu valor patrimonial elevado, faz parte das “Árvores Monumentais de Portugal”, classificadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.


A espécie desta árvore é originária da Austrália e suspeita-se que tenha chegado a Portugal, por volta de 1854. Nos seus primeiros anos, o Eucalyptus diversicolor F. Muell começou por ornamentar parques e jardins e serviu também para a produção de madeira e eucaliptol.


A árvore mais alta da Europa é portuguesa e é já considerada um gigante da floresta, uma vez que pode atingir 85 metros. Por cá, a sua altura e imponência já dão muito nas vistas na Mata Nacional de Vale de Canas e, lá fora, na Europa, destaca-se entre todas as outras.