Valor recorde de venda de quadro de Banksy vai para hospitais

A OBRA FOI A LEILÃO COM O VALOR BASE DE DOIS MILHÕES DE EUROS, MAS FOI VENDIDA POR MUITO MAIS

Jéssica Santos


Foi o valor mais alto que uma obra de Banksy atingiu e muito também porque o valor arrecadado foi para ajudar o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido.


O quadro, que retrata uma criança a brincar com uma boneca que representa uma enfermeira com máscara e capa de super-heroína, foi leiloada esta terça-feira por (estás preparado?) 19,4 milhões de euros. E não deixa de ser fascinante pensar que, inicialmente, a obra estava avaliada em dois milhões de euros.

Este valor vai para organizações de solidariedade e de saúde ligadas ao Serviço Nacional de Saúde britânico, que, em tempo de pandemia, também está a enfrentar as suas fragilidades.



A obra tinha sido oferecida por Banksy, ao hospital de Southampton, no Reino Unido, em maio de 2020, como forma de agradecimento pelo trabalho de todos os profissionais de saúde, desde o início da pandemia. Juntamente com a obra vinha um papel escrito pelo artista: "Obrigada por tudo o que estão a fazer. Espero que isto traga alguma luz, mesmo que seja a preto e branco".


Longe de imaginar que, uns meses mais tarde, esta obra serviria para arrecadar um valor recorde para ajudar todos os profissionais de saúde britânicos.


  • Partilha:

Top