Milhares de portugueses estão há já um ano em teletrabalho obrigatório e, mais cedo ou mais tarde, esperavam que essa realidade se alterasse.


Apesar da redução dos casos positivos de Covid-19, saiu da reunião de Conselho de Ministros, desta quinta-feira, um diploma que prevê que o teletrabalho se mantenha até ao final deste ano.


Isto quer dizer que, mesmo depois do fim do Estado de Emergência que, até agora, vai durar até 15 de abril, os trabalhadores que desempenham funções que assim o permitem vão continuar a trabalhar à distância.



O regime de teletrabalho obrigatório depende ainda do número de casos de Covid-19 registados em cada concelho. Isto é, nos concelhos com risco elevado, muito elevado ou extremo de contágio, as empresas são obrigadas a manter o teletrabalho.


Se as funções não o permitirem, as empresas com 50 ou mais trabalhadores, que estejam localizadas nesses concelhos, têm de desfasar os horários e garantir o distanciamento entre os funcionários.


Para muitos portugueses, esta não é a melhor notícia para se receber a 9 meses de terminar o ano. Muitos pensavam que poderiam regressar ao regime presencial assim que o Estado de Emergência fosse levantado, mas, por agora, cabe-nos cumprir com aquilo que é pedido para minimizar, ao máximo, os riscos de contágio de Covid-19.