Barcelona: concerto com 5 mil pessoas de máscara

SERÁ QUE ESTAMOS PERANTE UMA NOVA FORMA DE ASSISTIR A EVENTOS CULTURAIS? CONCERTO COM MÁSCARAS E TESTES NEGATIVOS


Desde o início da pandemia que têm surgido várias questões. Uma delas é: como serão os concertos/festivais até que a imunidade de grupo seja atingida? Será que vão mesmo acontecer até lá?


Não têm faltado experiências. Desde concertos em bolhas gigantes, a concertos com máscaras e testes negativos à entrada. Aqui mesmo ao lado, em Barcelona, 5 mil pessoas assistiram a um concerto de rock, no Palau Sant Jordi. Mas primeiro tiveram de passar por uma triagem à covid-19, de forma a testar a sua eficácia na prevenção de surtos da doença em grandes eventos culturais.


Nesta experiência ficaram de fora pessoas com doenças cardíacas, cancro ou que estiveram em contacto com alguém infetado com covid-19 nas últimas semanas. Os restantes, e que tiveram teste negativo, receberam um código no telemóvel que validava os bilhetes para o concerto.



O bilhete do concerto já incluía o preço do teste antigénico e de uma máscara de alta qualidade.


Agora, no pós-concerto, se os participantes apresentarem sintomas terão de informar a equipa responsável por este estudo para que se possa analisar as taxas de infeção entre os cinco mil espectadores em comparação com a taxa de infetados na população em geral. Desta forma, será possível perceber se se poderá haver um contágio no concerto.

Será que estamos perante uma nova forma de assistir a concertos e festivais? Estes são dos eventos culturais mais aguardados pelos portugueses.

  • Partilha:

Top