Tempestade de poeira já se sente em Portugal
O TERRITÓRIO PORTUGUÊS ESTÁ A SER AFETADO POR POEIRAS PROVENIENTES DOS DESERTOS DO NORTE DE ÁFRICA
O dia desta terça-feira acordou com uma tonalidade diferente do habitual no céu. A Direção-Geral de Saúde e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera já tinham alertado para uma tempestade de poeira, proveniente do norte de África, que viria aí.
Desde o fim de semana que, em certas regiões portuguesas, já se tem notado a presença de poeiras, mas, esta terça-feira, a tempestade começou a intensificar-se. De tal modo que muitos portugueses já recorreram às redes sociais para partilhar fotografias do fenómeno, que está a deixar o céu amarelado.
Ao que tudo indica, a tempestade de poeira vai persistir até esta quarta-feira e existe ainda a probabilidade de uma “chuva de lama”. Isto é, a previsão de chuva para algumas regiões do país pode fundir-se com a poeira existente no ar e originar então uma “chuva de lama”.
Durante as próximas horas, o céu vai manter-se com uma tonalidade amarelada ou acizentada.
Sem forma de “levantarmos poeira”, resta-nos cumprir com as recomendações da Direção-Geral de Saúde, que pede para reduzir “esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco”, bem como “permanecer no interior dos edifícios e com as janelas fechadas” para os grupos de risco.