É um dos monumentos mais populares do mundo e talvez até o mais fotografado. Considerado um símbolo de Paris, a Torre Eiffel capta atenções internacionais e apaixona quem a visita, não estivesse na intitulada "Cidade do Amor".


Apesar de receber milhões e milhões de visitantes por ano, há quem não saiba tudo sobre a famosa Torre Eiffel.


E no rescaldo do dia que celebra a vida do engenheiro francês que a projetou, Gustave Eiffel - faria 191 anos no dia 15 de dezembro - desvendamos alguns dos seus segredos!


1 – Fica mais alta no verão e reduz no inverno


Parece insólito, mas muitos acreditam que é verdade. Alguns físicos afirmam que o ferro sofre transformações com o calor e, por isso, aumenta de tamanho. Por outro lado, no inverno, assiste-se ao contrário. A Torre Eiffel contrai-se e perde alguns centímetros.


Há pouco tempo, o monumento "cresceu", efetivamente, mais seis metros devido a uma nova antena de rádio digital que foi instalada. Conta agora com 330 metros de altura!



2 – Não se pode tirar fotos à Torre Eiffel de noite


Nas redes sociais, o que não faltam são fotografias da Torre Eiffel à noite, mas a verdade é que isso é considerado um crime e pode valer uma multa.


Ao que tudo indica, uma norma da União Europeia, que entrou em vigor em 2011, proíbe a captura de fotografias noturnas, uma vez que a sua iluminação é considerada uma obra de arte. Assim, sempre que se tira uma fotografia à Torre Eiffel dever-se-ia pagar os direitos de autor.


Quem o faz para uso comercial pode ser multado.



3 – Números, números e mais números


Para um monumento com mais de 300 metros de altura, são precisos muitos parafusos, estruturas, luzes e tinta.


Fazendo as contas, a Torre Eiffel pesa cerca de 10 mil toneladas, é formada por 18 mil peças de ferro e ainda por mais de 2 milhões e 500 mil rebites. Para as pinturas, que são renovadas a cada sete anos, são utilizadas 60 toneladas de tinta. Já as luzes, que a iluminam à noite, são cerca de 20 mil.



4 – Existe um apartamento secreto


No interior da Torre Eiffel, existe um apartamento secreto, que foi construído por Gustave Eiffel. Assim que se soube da sua existência, muitos famosos chegaram a pagar fortunas para alugar o espaço, mas o engenheiro que deu o nome à Torre recusou sempre.


Atualmente, o apartamento pode ser visitado pelo público.



5 – Era para ter sido demolida


A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de Paris de 1889 e era para ter sido demolida ao fim de 20 anos. Aquilo que a salvou foi a antena de rádio gigante, adicionada mais tarde, que mostrou que era uma torre com um propósito.



6 - Escadas foram vendidas por 169 mil euros

Há três anos, uma parte da escadaria original da Torre Eiffel foi vendida num leilão. O comprador deu 169 mil euros por um pedaço da estrutura, que conta com 25 degraus, 4 metros de altura e pesa 900 kg.



Foi pela mão de Gustave Eiffel que a Torre Eiffel ganhou vida e que é, atualmente, um dos monumentos mais procurados, adorados e fotografados de todo o mundo.


Construída em 1887 e terminada a 31 de março 1889, há que celebrar esta obra de arte, mas também o a vida e o trabalho de Gustave Eiffel, que nasceu a 15 de dezembro!