Tudo o que não sabes sobre a Torre Eiffel

NO DIA DA TORRE EIFFEL, DAMOS-TE A CONHECER OS MAIORES SEGREDOS QUE A TORRE EIFFEL ESCONDE

Madalena Costa


Em tempos de confinamento, quem não sonha em viajar?

Como é o dia da Torre Eiffel, vamos saber algumas curiosidades sobre um dos monumentos mais populares do mundo e talvez ate o mais fotografado. Considerado um símbolo de Paris, a Torre Eiffel capta atenções internacionais e apaixona quem a visita, não estivesse na intitulada “Cidade do Amor”.


Apesar de receber milhões e milhões de visitantes por ano, há quem não saiba tudo sobre a famosa Torre Eiffel. E, claro, no dia que a celebra, assinalado a 31 de março, vamos desvendar alguns dos seus segredos!


1 – Fica mais alta no verão e reduz no inverno


Parece insólito, mas muitos acreditam que é verdade. Alguns físicos afirmam que o ferro sofre transformações com o calor e aumenta de tamanho. Já no inverno, assiste-se ao contrário e a Torre Eiffel chega a reduzir 15 cm.



2 – Não se pode tirar fotos à Torre Eiffel de noite


Nas redes sociais, o que não faltam são fotografias da Torre Eiffel à noite, mas a verdade é que isso é considerado um crime e pode valer uma multa.


Ao que tudo indica, uma norma da União Europeia, que entrou em vigor em 2011, proíbe a captura de fotografias noturnas, uma vez que a sua iluminação é considerada uma obra de arte. Assim, sempre que se tira uma fotografia à Torre Eiffel dever-se-ia pagar os direitos de autor. Quem o faz para uso comercial, pode ser multado.


3 – Números, números e mais números


Para um monumento com mais de 300 metros de altura, são precisos muitos parafusos, estruturas, luzes e tinta.


Fazendo as contas, a Torre Eiffel pesa cerca de 10 mil toneladas, é formada por 18 mil peças de ferro e ainda por mais de 2 milhões e 500 mil rebites. Para as pinturas, que são renovadas a cada sete anos, são utilizadas 60 toneladas de tinta. Já as luzes, que a iluminam à noite, são cerca de 20 mil.



4 – Existe um apartamento secreto


No interior da Torre Eiffel, existe um apartamento secreto, que foi construído por Gustave Eiffel. Assim que se soube da sua existência, muitos famosos chegaram a pagar fortunas para alugar o espaço, mas o engenheiro que deu o nome à Torre recusou sempre.


Atualmente, o apartamento pode ser visitado pelo público.



5 – Era para ter sido demolida


A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de Paris de 1889 e era para ter sido demolida ao fim de 20 anos. Aquilo que a salvou foi a antena de rádio gigante adicionada mais tarde, que mostrou que era uma torre com um propósito.


6 - Escadas foram vendidas por 169 mil euros


Há três anos, uma parte da escadaria original da Torre Eiffel foi vendida num leilão. O comprador deu 169 mil euros por um pedaço da estrutura, que conta com 25 degraus, 4 metros de altura e pesa 900 kg.


7 - Há quem renove os votos de casamento na Torre Eiffel


Não fosse uma cidade apaixonante e do amor, não é verdade? Muitos casais renovam os votos de casamento através de empresas que proporcionam essa experiência.


Construída em 1887 e terminada a 31 de março 1889, a Torre Eiffel celebra, esta quarta-feira, 131 anos! Na impossibilidade de a visitares, podes sempre matar saudades através de fotografias e vídeos.


  • Partilha:

Top