Já te perguntaste porque é que o dia da Páscoa muda de ano para ano? Ora é em março, ora celebra-se em abril.

A razão para tal acontecer é simples, mas desconhecida para muitos: a Páscoa acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia, após o equinócio da primava no hemisfério norte.



Quem o diz é Marek Kukula, astrónomo no Observatório Real de Greenwich, que explicou que a data da Páscoa “depende de dois fatores astronómicos - o equinócio da primavera e a lua cheia”.

No entanto, há mais por detrás destes dois fatores. A Páscoa é um “feriado móvel”, que resulta da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias.

E é também por isso que é difícil conjugar esta celebração cristã no mesmo dia, uma vez que é necessário coincidir os diferentes calendários.

Pela falta de uma combinação entre eles, são, segundo o astrónomo no Observatório Real de Greenwich, “necessários cálculos complexos para se determinar o dia exato do equinócio e da lua cheia”.

Apesar de não existir um consenso entre calendários, a Páscoa tende a calhar entre o dia 22 de março e, no máximo, o dia 25 de abril, dependendo da disposição dos dias.