Todos envelhecemos a ritmos diferentes. Será a idade apenas um número? Segundo um estudo, algumas pessoas podem já estar no caminho da velhice por volta dos 45 anos.


Durante quatro décadas, um grupo de investigadores analisou de perto mais de 1000 pessoas para perceber as diferenças na forma como envelheciam.

As conclusões chegaram agora e mostram que há pessoas que aos 45 anos já mostram sinais de envelhecimento biológico, e têm um maior risco de vir a ter demência e outras doenças associadas à idade avançada.


A parte boa é que o processo de envelhecimento não é algo que acontece repentinamente. É, segundo o autor do estudo, Maxwell Elliott, “um processo que dura a vida toda”. E a forma como acontece difere de pessoa para pessoa. O estudo refere também que, dos participantes que analisaram, havia pessoas com 45 anos que envelheceram a um ritmo mais lento do que a média para a sua idade cronológica. E tinham menos rugas no rosto e uma boa saúde mental e cardiovascular.



Apesar destas conclusões, os investigadores apontam para o facto de ter sido analisado um grupo pequeno de pessoas e que, por isso, não conseguiram perceber o que influencia o ritmo de envelhecimento no ser humano. No entanto, este estudo preliminar pode abrir portas a muitas outras investigações sobre este tema que tanto inquieta as pessoas: o envelhecimento.