É uma nova tendência criada pela pandemia e por aqueles que não aguentam a espera para serem vacinados. O turismo da vacinação ou as viagens de imunização. Se antes se viajava apenas por lazer, agora viaja-se também para se ser vacinado noutros países. Este novo turismo conjuga assim viagens ou férias com a toma da vacina anti-covid. É uma prática nova, mas que já está a crescer e que poderá vir a ser implementada em mais países. Estaremos perante uma nova forma de viajar?


Na Alemanha, por exemplo, a agência de viagens Fit Reisen começou a vender, em fevereiro, os chamados pacotes “férias de vacinação” para países onde a população já estivesse amplamente vacinada.

Esta estratégia ajuda não só a aliviar a pressão do sistema de saúde alemão, neste caso, como a estimular a economia dos países de destino.

A seguir o mesmo exemplo está também a agência norueguesa World Visitor que opera também na Alemanha. Lançou um pacote, destinado aos alemães, que inclui uns dias de férias na Rússia e as duas doses da vacina Sputnik V.



O preço deste tipo de serviços também deu que falar. Custam dois mil euros e levanta algumas questões: será justo que a maioria da população tenha de esperar pela vacina enquanto os que têm mais meios financeiros podem recorrer a estes serviços e ainda tirar umas férias? E será também correto as agências de viagens lucrarem com este tipo de negócios?


Por agora ainda nenhuma medida foi tomada relativamente a este tipo de turismo e, enquanto assim for, esta tendência vai permanecer.