Foram seis anos de casamento que chegaram ao fim. Enquanto casal, a relação não foi saudável. A mulher teve de deixar de trabalhar para cuidar dos filhos e da casa por falta de apoio do marido. Esta disparidade culminou num divórcio, que ainda teve de ser levado a tribunal.


O homem acabou condenado a pagar uma indemnização à mulher, no valor de 120 mil euros, por não ter assumido parte da responsabilidade das tarefas domésticas durante o casamento.

Esta é uma nova lei, que entrou em vigor na China, em janeiro deste ano, e que permite a um cônjuge pedir uma indemnização ao parceiro, em caso de divórcio, se tiver assumido maior responsabilidade pelas tarefas domésticas, cuidados das crianças, parentes ou idosos.



O objetivo é proteger os direitos das pessoas e valorizar o seu trabalho em casa. Porque quando falamos numa família, falamos numa equipa.


Nas redes sociais, o debate instalou-se, com algumas pessoas a criticarem o valor da indemnização por o considerarem baixo para seis anos de trabalho doméstico.


Baixo ou não, a mudança está a ser feita na China, num período em que os divórcios aumentaram exponencialmente e muito por culpa do confinamento, dizem os especialistas.