Quantas vezes se ouve dizer que o cão é o melhor amigo do homem? Diríamos que múltiplas vezes, e, apesar de parecer uma “frase feita”, há uma explicação para tal.


A verdade é que o cão é um animal muito fiel, meigo, protetor e companheiro e, por todas estas características, é o candidato ideal a melhor amigo do ser humano.


Suspeita-se que a relação entre este animal e os humanos começou há muitos, muitos anos – mais propriamente há 15 mil anos. Quem o diz são investigadores, que acreditam que os cães descendem de um grupo de lobos cinzentos que, desde então, se extinguiu.


Os cientistas especulam que a amizade floresceu quando os humanos começaram a acolher filhotes de lobos, o que levou à socialização desde muito cedo. Como os lobos operam em matilhas e respeitam uma hierarquia, rapidamente, perceberam que os humanos assumiram o papel de lobo alfa e começaram a obedecer-lhes.


Os tempos mudaram e, ao longo dos anos, os cães começaram a ser domesticados ao ponto de precisarem dos humanos para sobreviver. É, por isso, que não é de estranhar esta relação tão próxima que existe entre o homem e o cão, mas há mais!



Um estudo publicado na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews afirma que o cão é mesmo o melhor amigo do homem porque consegue diferenciar ente uma boa e má pessoa.


As conclusões resultaram de uma experiência em que os donos dos cães tinham de abrir um recipiente que, apesar de parecer simples, era difícil de abril. Assim, os donos tinham de pedir ajuda a assistentes, que podiam ajudar, ignorar ou recusar-se a auxiliá-las.


Aqui, entraram em ação os cães. Os assistentes ofereceram-lhes recompensas e os cães tinham muito mais tendência a aceitá-las de quem tentou ajudar ou teve uma atividade passiva com o respetivo dono do que quem recusou ajudar.



É por estas e por outas experiências que os cães são considerados muitos afetivos, protetores e companheiros e, claro, o melhor amigo que o homem ou a mulher podem ter!