Com mini spoiler 😊


O que ficou por saber… e o amor


A 4ª temporada acabou com Lisboa a entrar no Banco de Espanha e com a inspetora Sierra a descobrir El Profesor.

Um final que precisa, claramente, de continuar para uma 5ª temporada!

Fica muito por saber, terminada a temporada desta forma. Mas uma coisa é certa, o amor tem mexido e bem no enredo de La Casa de Papel!

As mulheres são todas poderosas, na série espanhola, e é muito provavelmente por isso mesmo que o amor é um dos fatores de maior peso no desenrolar do enredo e do comportamento das personagens. O amor é mesmo o responsável por reveses e por avanços da história de La Casa de Papel.

Entre muitos outros pormenores, ligações e relacionamentos, uma refém passa para o lado dos assaltantes porque se apaixona por um dos seus raptores: Estocolmo. Toma este nome justamente porque desenvolve ligações emocionais com o seu raptor Denver, “síndrome de Estocolmo”.



Também a inspetora da polícia, Raquel, passa para o lado dos assaltantes porque se apaixona por El Profesor: Lisboa.

Portanto, e perante o final da 4ª temporada de La Casa de Papel, a pergunta acaba por surgir: que mais irá fazer o amor ou a falta dele, na série espanhola?



Parece igualmente surgir uma espécie de “quadrado amoroso” Rio-Toquío-Denver-Estocolmo. Cada um dos casais separou-se, entrando em crise profunda, dentro do ambiente tenso do Banco de Espanha, e Rio aproximou-se de Estocolmo… o que vai daqui sair é o que vamos ver na 5ª temporada.



Um outro possível triângulo assoma nas hipotéticas teorias da conspiração: El Profesor – Lisboa – Sierra.

E as perguntas adensam-se! Como vai ser o encontro entre Lisboa e El Profesor? Ou não vai haver reencontro algum com Lisboa porque Sierra prende finalmente El Profesor. Por outro lado, conhecendo as suas incríveis capacidades argumentativas e a sua genialidade, pode El Profesor entrar num acordo com Sierra ou conseguirá esta, mais uma vez, “atrapalhar” os planos do mestre do bando?


E, afinal, qual é a pertinência, para a narrativa, da gravidez da inspetora Sierra? Será para dar mais relevo ao facto das mulheres da série La Casa de Papel se assumirem sempre fortes e poderosas ao ponto de querer provar que uma mulher grávida pode ser dura e implacável? A ver vamos na próxima temporada!



Grândola

Não é uma nova personagem da série espanhola, é sim uma referência feita já por dois dos atores de La Casa de Papel à canção portuguesa ligada ao 25 de Abril.

Este ano, foi Lisboa, ou Raquel, que lhe deu voz. A atriz basca Itziar Ituño tem uma banda e, felizmente já recuperada da Covid-19, cantou Grândola Vila Morena.

A publicação na sua conta de Instagram tem uma legenda, também escrita em basco, na qual menciona a Rádio Renascença.



No ano passado, a 25 de abril de 2019, foi a vez de Berlín, Pedro Alonso, ter cantado Grândola Vila Morena, no seu Instagram.



A 5ª temporada de La Casa de Papel

Garantem-nos que chegará a 5ª temporada para sabermos tudo o que ficou por saber. Também calculamos que vamos ter que esperar algum tempo já que todas as filmagens foram suspensas, por agora.

Entretanto, vê aqui como é que se divertiram, num dos intervalos das gravações, quando ainda podiam estar todos juntos a filmar.