BORA RFM - 14 JANEIRO 2022

Se ainda não instalaste a aplicação da RFM no teu telefone, trata disso assim que puderes, e arruma-a num sítio bem visível do teu telefone. É com ela que vais poder ouvir o podcast desta edição do Bora RFM, e acompanhar todas as novidades da tua rádio.

  • Copia o seguinte endereço:


  • Fernando Mendes é uma das figuras da televisão portuguesa mais acarinhadas pelo público. Muitos espetadores ligam-se, todos os dias, ao programa "Preço Certo", na RTP1, porque admiram o trabalho do apresentador e o seu sentido de humor.


    Desta vez, Fernando Mendes protagonizou um novo momento hilariante durante o seu programa. O apresentador de 57 anos decidiu experimentar uma scooter elétrica em estúdio, mas a viagem não correu muito bem. O resultado? Fernando Mendes acabou por embater num ecrã gigante, que ficou partido.


    O momento arrancou muitas gargalhadas em estúdio e de muitos seguidores. O vídeo foi partilhado nas redes sociais e muitos apressaram-se a escrever que foi "um máximo" e "um espetáculo" - uma das palavras que o apresentador tanto usa.



    Mais tarde, Fernando Mendes voltou a partilhar o mesmo vídeo e deu conta, em jeito de brincadeira, que a scooter elétrica está em bom estado. Os milhares de comentários que surgiram na publicação voltaram a mostrar que muitos seguidores adoraram este momento engraçado!



    (Imagens: Instagram)



    James Rodríguez é um nome conhecido de alguns portugueses, sobretudo dos adeptos do FC Porto, onde jogou entre 2010 e 2013. Agora está nas bocas do mundo, depois de ter salvo o adversário, o jogador Ousmane Coulibaly, que estava a ter uma paragem cardiorrespiratória, em pleno campo. Tudo aconteceu, no passado sábado, no jogo entre o seu clube, o Al Wakrah, e Al Rayyan, ambas as equipas do Qatar.


    Assim, que Ousmane Coulibaly caiu inanimado no campo, James Rodríguez correu prontamente para o ir salvar e foi essa atitude que permitiu que este jogo não tivesse outro desfecho mais trágico.



    Segundo um dos médicos do Al Rayyan, James Rodríguez “ajustou a posição da cabeça de Ousmane Coulibaly logo depois deste cair, e foi isto que permitiu que ele pudesse respirar de forma adequada”, lê-se nas redes sociais do clube.


    Ousmane Coulibaly foi assistido no relvado e transportado para um hospital, onde se encontra internado mas estável.

    O jogo acabou por ser suspenso e retomado esta segunda-feira. A equipa médica e James Rodríguez foram aplaudidos por todos os presentes e o jogador viveu mais uma vitória: a sua equipa venceu o jogo por 3-0, e dois golos foram marcados por si.



    (Imagens: Instagram James Rodríguez e Al Wakrah)



    Herman José, Maria Rueff, Joana Pais de Brito, Manuel Marques, Joaquim Monchique, Gabriela Barros são já conhecidos pelas suas imitações e paródias que fazem semanalmente no programa "Cá por Casa", na RTP1.


    Existe espaço para comentar os assuntos do dia a dia e as estreias dos canais concorrentes, como foi o caso da CNN Portugal, e, desta vez, do "Big Brother Famosos".


    O reality show foi para o ar no dia 2 de janeiro e contou, pela primeira vez, com Cristina Ferreira na apresentação. Na casa, encontram-se algumas caras conhecidas e outras não tanto e, por isso, a escolha de concorrentes deu logo muito que falar.


    Herman José pegou nisso mesmo e fez uma imitação de Kasha, um dos músicos que integra a banda D.A.M.A., e que está também no "Big Brother Famosos", e Joana Pais de Brito vestiu a pele de Cristina Ferreira. Também Maria Rueff, Gabriela Barros e Joaquim Monchique vestiram a pele de Jaciara, Liliana Almeida, e Bruno de Carvalho, respetivamente, que fazem também parte do leque de concorrentes.


    Assim que o programa foi para o ar esta quarta-feira, dia 12 de janeiro, Herman José partilhou no seu Instagram um resumo daquilo a que apelidou de "Big Mano Conhecidos", e os comentários surgiram rapidamente.


    Muitos seguidores e fãs do humorista destacaram o programa como "maravilhoso" e "genial como sempre", que fez rir até às lágrimas os espectadores.



    Ainda antes de o programa ir para o ar, Herman José partilhou uma pequena amostra do sketch que, em poucas horas, conquistou 744 mil visualizações. Já o resumo do "Big Mano Conhecidos", foi visto, até ao momento, por 359 mil pessoas.



    (Imagens: Vídeo de Instagram)



    Há quem diga que “Os Simpsons” são mestres em adivinhar o futuro! A série, que estreou precisamente a 14 de janeiro de 1990, na FOX, é conhecida pelas alegadas previsões que faz do futuro.


    Os fãs da série acreditam que o colapso da Toys R Us, em 2004, a eleição de Donald Trump, a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, a tomada de posse de Kamala Harris e a erupção do vulcão, em La Palma, foram previstos pelos “The Simpsons” que, ainda antes destes acontecimentos fazerem parte da realidade, já tinham “vivido” tudo isso. E há mais!


    Entre as várias coincidências que surgem nos "The Simpsons", existe também uma cena onde um vírus proveniente da Ásia se dissemina por todo o mundo e os fãs acreditam que se trata do novo coronavírus.



    Sempre que surge uma alegada previsão, os fãs insistem e afirmam que tal fenómeno acontece porque a série está em exibição há mais de 30 anos. Também Yeardley Smith, que dá voz a Lisa Simpson, a filha de Homer Simpson, partilha da mesma teoria, tendo dito, em entrevista, que os anos em que a série está no ar faz com que acerte ocasionalmente em determinados acontecimentos que se venham a tornar realidade.


    Existem cada vez mais teorias sobre a possibilidade de "The Simpsons" adivinharem mesmo o futuro e, verdade ou não, o que importa é que esta série já conta com mais de 700 episódios e veio para ficar.


    Se és fã, aproveita o dia em que a série chegou oficialmente ao canal FOX - após ter tido um episódio especial a 18 de dezembro de 1989 - e faz uma maratona com direito a pipocas!



    (Imagens: Instagram)



    Costuma dizer-se que "uma vez peregrino, peregrino para sempre" e todos aqueles que já o foram sabem que esta é, muitas vezes, a frase que define a viagem de um peregrino.


    Desta vez, foi Tony Carreira, que decidiu fazer, pela primeira vez, uma peregrinação a pé a Fátima. Nesta sua primeira viagem, o cantor contou com a companhia de Fátima Lopes, do padre João, e de mais alguns peregrinos.


    O momento foi assinalado pela apresentadora da SIC, que se mostrou feliz por acompanhar Tony Carreira neste caminho marcante.



    Também Tony Carreira fez questão de agradecer a Fátima Lopes, no seu Instagram, por ter sido a sua companhia nesta primeira viagem como peregrino.



    Perante as publicações, muitos seguidores enviaram-lhes força, fé e esperança para a caminhada, enaltecendo sempre que a primeira viagem a pé até Fátima não se esquece.


    Poucas horas depois das primeiras fotografias que ambos partilharam nas redes sociais, Tony Carreira e Fátima Lopes fizeram questão de mostrar a chegada a Fátima. A apresentadora mostrou-se, acima de tudo, grata pelo caminho a pé que percorreu e também o cantor, que escreveu um longo texto a contar que, apesar de ter ido várias vezes a Fátima, esta foi a primeira vez que viveu "um misto de emoções completamente diferente de todas as outras".



    (Imagens: Instagram)



    Está a correr mundo e a emocionar quem a vê! A fotografia de um índio a carregar o seu pai às costas, para levá-lo a tomar a vacina contra a Covid-19, está a ser descrita como um ato de grande amor e respeito.


    Durante seis horas, o jovem Tawy Zó’é, de 24 anos, decidiu transportar o pai, Wahu Zó’é, de 67 anos, pela floresta, onde encontrou um terreno incerto, para levá-lo à cabana de vacinação. Assim que chegou ao local, o ato deste filho emocionou os médicos e, principalmente, Erik Jennings Simões, médico do povo Zó’é há várias décadas e que tirou a fotografia que está a dar que falar.



    Em declarações à "BBC News Brasil", Erik Jennings Simões contou que captou a imagem no dia 22 de janeiro de 2021, o dia em que pai e filho receberam a primeira dose da vacina, e só a partilhou recentemente. A razão para tal acontecer foi "passar uma mensagem positiva de início de ano", uma vez que este foi um dos momentos mais marcantes de 2021 para o médico brasileiro.


    Recuando ao dia 22 de janeiro do ano passado, Erik Jennings Simões contou que a fotografia foi captada quando Tawy Zó colocou novamente Wahu Zó’é às suas cavalitas para regressarem à floresta.


    O jovem de 24 anos esforçou-se para fazer uma viagem de 12 horas no total com o seu pai, uma vez que este tem má visão e um problema urinário crónico grave. Apesar da sua dedicação e força, Tawy Zó’ despediu-se do pai, em setembro do ano passado, que morreu devido à doença de que sofria.


    Neste momento, o jovem vive com o resto da sua família numa aldeia do Norte do Pará, nas proximidades do Rio Amazonas, e, recentemente, foi vacinado com a dose de reforço contra a Covid-19. Graças à vacinação, e de acordo com Erik Jennings Simões, não foram ainda registados casos de Covid-19 entre a população Zoé, este ano.


    A fotografia está a correr as redes sociais e, tal como emocionou o médico por ser "uma imagem muito bonita da relação de amor" entre pai e filho, está também a sensibilizar os internautas.


    (Imagem: Instagram de Erik Jennings Simões)



    A série deu imediatamente que falar assim que estreou a 1ª temporada. Também a personagem principal, Emily, entrou para um patamar de fama que antes, em várias outras participações em filmes e afins, ainda não tinha conseguido.


    “Emily in Paris” entrou rapidamente para o top 10, ainda que com algumas críticas pelo meio. Uma visão estereotipada da sociedade parisiense, do meio da moda, da geração, dos franceses e francesas, dos franceses em relação a outras nacionalidades e dos próprios norte-americanos foram pontos de muitas críticas, desde a estreia. Certo é que a “leveza” do enredo, um certo kitsch, as ruas, monumentos e pormenores da eterna, bela e poética Paris, a excentricidade dos looks de Emily, as inverosímeis e divertidas peripécias que acontecem a Emily catapultaram a série para a fama e para os primeiros lugares do top da plataforma que exibe “Emily in Paris”.

    O que provavelmente nem todos os fãs da série sabem é que Lily, a atriz que interpreta Emily, é filha do famoso músico e baterista britânico Phil Collins.


    Lily Collins é filha de Phil Collins e da norte-americana Jill Tavelman. Este foi o 2º casamento de Phil Collins, entre 1984 e 1996. Lily Jane Collins nasceu em Guilford, no Reino Unido, em 1989. Tem irmãos mais velhos do 1º casamento do pai e irmãos mais novos do 3º casamento do pai.


    Quando os pais se separaram, Lily foi com a mãe para os Estados Unidos. Instalaram-se em Los Angeles, onde Lily também estudou e bem cedo começou a sua carreira de modelo e atriz.


    A relação com o pai foi, durante anos, distante, entre outras razões devido ao próprio afastamento geográfico, e já mais tarde na sua vida os dois voltaram a aproximar-se, como se vê, por exemplo, na forma carinhosa e orgulhosa com que felicita o pai pelos seus 70 anos.




    Lily Collins em bebé com a mãe Jill Tavelman


    Phil Collins é um músico e baterista mundialmente conhecido. Nasceu em Chiswick, Londres, e aos 5 anos teve como presente de Natal uma bateria em versão brinquedo. Nunca mais largou este instrumento, tendo mesmo desenvolvido um estilo muito próprio de tocá-lo.


    Em 1970, entrou para a icónica banda Genesis. Em 1975, o também famoso Peter Gabriel, vocalista dos Genesis, saiu da banda e Phil Collins assumiu o seu lugar também como vocalista. Como baterista e como vocalista dos Genesis, Phil Collins começou ainda uma carreira a solo cheia de sucesso.


    Quanto a Lily Collins, agora já no patamar dos muito famosos, dado o seu sucesso na série "Emily in Paris", também brilhou recentemente com as suas publicações, nas redes sociais, por ocasião do seu casamento com um vestido de noiva que arrasou, segundo muitos seguidores!


    "Emily in Paris" vai seguir em frente com mais temporadas, já anunciadas!




    (Imagens: Instagram)


    Luis Lozano e Eric Mitchell são dois agentes de polícia de Los Angeles que tinham uma preferência pelo seu alvo: em vez de apanharem assaltantes, andavam a perseguir criaturas muito mais raras, pokémons.


    Foram descobertos quando receberam um aviso, via rádio, de um assalto numa loja num centro comercial e o ignoraram para andarem a apanhar pokémons. Os dois agentes estavam a tentar apanhar um Snorlax, uma das criaturas mais raras do jogo, e não responderam ao pedido de ajuda.

    Ambos alegaram que não tinham ouvido a chamada, só que as imagens da câmara a bordo do carro-patrulha da polícia mostram uma outra realidade. Os dois agentes simplesmente ignoraram o pedido de ajuda e continuaram a discutir pokémons, à medida que conduziam por diferentes localizações, tal como refere o documento divulgado pela BBC.



    O caso remonta a 2017, mas só agora foi tornado público. Os dois polícias foram a tribunal e admitiram terem ignorado o pedido de ajuda, mas garantem que não foi por estarem a jogar Pokémon Go. Disseram que apenas estavam a comentar o jogo. O tribunal não se deixou convencer e os agentes acabaram mesmo por ser despedidos.



    Estas imagens estão a tornar-se virais nas redes sociais. São milhares e milhares peças de roupa que já tiveram uma vida na Europa, Ásia e Estados Unidos e que terminaram no deserto do Atacama, no Chile. É um verdadeiro aterro de peças de roupa que são a prova do consumo excessivo da moda.

    Fala-se cada vez mais numa economia circular, em dar vida a peças antigas, comprar em segunda mão e estas imagens lembram-nos dessa urgência.


    A AFP revela que estas peças de roupa são feitas na China e no sudeste asiático e compradas pelo porto de Iquique, nesta região do Chile. Nem sempre é possível vendê-las na totalidade e o que sobra é depositado no deserto, onde atualmente se encontram cerca de 39 mil toneladas de peças abandonadas.



    É impossível ficar indiferente a estas imagens e não pensar na forma como consumimos.


 

PUB

Artigos Recomendados
PROFESSORA FECHA FILHO COM COV...PROFESSORA FECHA FILHO COM COVID NA MALA DO CARROSupremo tribunal manda repetir concurso 12 anos depois; Luís Filipe Vieira quis vender Benfica aos Russos; Cigarros eletrónicos podem causar problemas de visão. D.Afonso Henriques era pequeno. Estas e outras "gordas" para ouvir aqui!maisCAMARÃO, BATATA DOCE E QUEIJO ...CAMARÃO, BATATA DOCE E QUEIJO BRIEVânia: Courgette e camarão + Paula Santos: couve roxa, batata doce, queijo BriemaisFÉRIAS EM CONJUNTO OU SEPARADOS?FÉRIAS EM CONJUNTO OU SEPARADOS?Tema sugerido por ouvinte. E tu gostas de ir de férias em família, com amigos, ou sózinho?maisFRIDAYBOYZ - O Meu Boss é Fixe...FRIDAYBOYZ - O Meu Boss é Fixe - 14 JAN DE 2022A festa dos 5 anos de Fridayboyz com algumas das músicas do ano que nos viu nascer. Desde 2017 a começar mais cedo o fim de semana, na RFM!maisÉS APANHADO A ESPANCAR A MÁQUINAÉS APANHADO A ESPANCAR A MÁQUINAUma máquina de vending com chocolate quase a cair e começas a abanar. Será que corre bem?maisTRANSPLANTE DE CORAÇÃO DE PORCOTRANSPLANTE DE CORAÇÃO DE PORCOHomem de 57 anos recebe coração de ... porco!?maisFUTEBOLISTA JAPONÊS COM 54 ANOSFUTEBOLISTA JAPONÊS COM 54 ANOSKing Kazu jogador de futebol continua a jogar com 54 anos e ainda não acabou carreira.maisPROFESSOR EXIGE REDUÇÃO DAS TU...PROFESSOR EXIGE REDUÇÃO DAS TURMASArnaldo Pinhas, professor de matemática, reivindica melhores condições.maisJOÃO BAIÃO MATOU UM ESQUILO?JOÃO BAIÃO MATOU UM ESQUILO?Polémica nas redes sociais. Uma mentira: João Baião matou um esquilomaisFernando Mendes experimenta um...Fernando Mendes experimenta uma scooter elétrica e parte ecrã do "Preço Certo"maisJogador salva a vida de advers...Jogador salva a vida de adversário que estava em paragem cardiorrespiratóriamaisHerman José imita Kasha e Joan...Herman José imita Kasha e Joana Pais de Brito imita Cristina Ferreira e arrancam gargalhadasmais"The Simpsons" têm mesmo um de..."The Simpsons" têm mesmo um dedo que adivinha?maisApós peregrinação a pé, Tony C...Após peregrinação a pé, Tony Carreira e Fátima Lopes chegam ao Santuário de FátimamaisEsta fotografia está a correr ...Esta fotografia está a correr mundo: índio carrega o pai às costas para o vacinarmais“Emily in Paris” é filha de Ph...“Emily in Paris” é filha de Phil CollinsmaisEm vez de assaltantes, estes p...Em vez de assaltantes, estes polícias andavam a perseguir pokémons e foram despedidosmaisDeserto torna-se em abrigo de ...Deserto torna-se em abrigo de milhares de peças de roupamais
Top