Quando vemos as imagens deles nos media e na net, raramente imaginamos as histórias que estão por detrás. Conhecemos os seus nomes, que ouvimos vezes sem conta, admiramos o seu trabalho e a ideia de um percurso bem sucedido.

Esta ideia de sucesso nas artes, no entretenimento ou nos negócios não leva em consideração lutas pessoais e os momentos baixos. A maioria de nós não sabe é que eles falharam antes de conseguirem o sucesso. Mas é uma verdade, não há sucesso sem muito trabalho e, frequentemente, sem falhanços.

Estas são 13 histórias de pessoas que todos admiramos e que, antes de terem sucesso, passaram por grandes dificuldades ou viveram fracassos.


1. KATY PERRY

Hoje todos conhecemos Katy Perry. A cantora norte-americana atingiu o sucesso com músicas como "Hot n Cold", "California Gurls" ou "Roar". Mas Katy Perry passou por momentos dificeis antes de se tornar popular.

Em 2001, lançou seu primeiro álbum gospel com a Red Hill Records, que foi comercialmente um fracasso. Vendeu apenas 200 cópias e a editora fechou as portas.

Em 2003, assinou pela Island Def Jam, um contrato que também foi cancelado. Em 2004, assinou pela Columbia Records, que procurou fazer dela a vocalista principal de uma banda chamada The Matrix. No entanto, esse acordo também caiu quando a Columbia Records arquivou o projeto. Não há dúvidas de que Katy Perry viveu uma sucessão de insucessos.

Depois de três contratos cancelados, tudo podia ter levado Katy Perry a desistir. Ela não o fez. Continuou determinada até assinar pela Capitol Music Group em 2006. Foi lá que trabalhou no seu primeiro grande sucesso, I Kissed a Girl. O resto da sua história já conhecemos.


2. J. K. ROWLING

Muitas pessoas conhecem-na simplesmente como a mulher que criou Harry Potter, mas J. K. Rowling tem uma das histórias de sucesso mais inspiradoras do nosso tempo. A vida de Rowling não foi pêra doce. Ela lutou o antes de consiguir atingir o sucesso.
Em 1990, Rowling teve as primeiras idéias para Harry Potter, enquanto de comboio de Manchester para Londres. Começou a escrever furiosamente os primeiros esboços da história No entanto, mais tarde naquele ano, a sua mãe morreu após 10 anos de complicações da Esclerose Múltipla.
Em 1992, mudou-se para o Porto para ensinar inglês, onde conheceu um homem, casou-se e teve uma filha. Em 1993, seu casamento terminou em divórcio e ela mudou-se para Edimburgo, na Escócia, para se aproximar de sua irmã. Naquela época, ela já tinha três capítulos de Harry Potter escritos.
Rowling sentia-se um fracasso neste momento da sua vida. Estava desempregada, divorciada, sem dinheiro e com uma criança que dependia de si. Foi uma época difícil da sua vida. Em 1995, as 12 maiores editoras de inglesas rejeitaram a publicação de Harry Potter.

Foi apenas em 1996 que uma pequena editora, a Bloomsbury, aceitou publicar o livro, dando-lhe um pagamento de 1.500 libras. No ano seguinte, o livro foi publicado. Apenas 1000 exemplares foram impresssos. Dá para imaginar?

No entanto, nos dois anos seguintes, o livro ganhou vários prémios, como o "Nestlé Smarties" e o do "Livro Britânico do Ano para Crianças". Depois disso, foi o sucesso insano. Até hoje, J. K. Rowling já vendeu mais de 400 milhões de cópias de seus livros e é considerada a autora mais bem sucedida no Reino Unido.


3. ELON MUSK

Elon Musk é conhecido como o criador da Tesla, a revolucionária marca dos automóveis eléctricos, e do PayPal, o eficaz sistema de pagamentos online. Mas, antes de ser um respeitado empresário e visionário, os seus únicos recursos eram o seu cérebro e uma visão para mudar o mundo. Antes do sucesso, Musk percorreu caminhos duros e difíceis, muitos deles iguais aos de todos nós.

No princípio da sua carreira, Musk candidatou-se a um emprego na Netscape. No entanto, não recebeu qualquer resposta. Soa-te familiar? Em 1995, Musk fundou a Zip2, um site que funcionava como uma espécie de páginas amarelas online. Entretanto, o conselho de administração, olhando para o longo prazo, retirou Musk do cargo de CEO - da sua própria empresa. O conselho afirmou que Musk não tinha as responsabilidades operacionais necessárias e, por isso, não poderia ser o CEO.

Mais tarde, Musk fundou X.com, uma empresa de pagamento online, que veio a chamar-se PayPal. Em abril de 2000, Musk foi nomeado CEO da empresa. Pouco depois, Musk teve uma com o então CTO sobre que sistema operacional usar, Windows ou Unix. O desacordo resultou na sua demissão como CEO da PayPal, ou seja, de mais uma das empresas que tinha fundado. Reza a história que recebeu a notícia da sua demissão enquanto estava na sua lua de mel. Catita.

Em 2003, Musk fundou a Tesla Motors, uma empresa destinada a produzir carros elétricos. O primeiro carro da empresa foi o Roadster, um veículo de alto desempenho, mas não muito económico. O lançamento foi atrasado e a empresa enfrentou graves problemas financeiros, tendo ficado muito perto de fechar. Por sua própria admissão, 2008 foi o pior ano de sua vida. Musk decidiu por todo o seu dinheiro pessoal para salvar a companhia.

Depois de todo este esforço, ainda que as contas da Telsa não sejam fluorescentes, o crescente número de encomendas e o futuro que se prevê para os carros electricos fazem acreditar que a opção é nunca desistir do sonho. A Telsa é uma das marcas de automóveis mais cool do momento e Elon Musk um visionário admirado por muitos de nós.


4. OPRAH WINFRIED

Oprah é uma das mais conhecidas apresentadores de televisão, tendo também já assumido papéis em vários filmes. É inegável o seu sucesso. O que poucos sabem é que Oprah Winfrey foi demitida publicamente de seu primeiro trabalho, como uma pivot numa estação de televisão de Baltimore, por ser demasiado emocional na forma como apresentava as notícias.


Mas Winfrey não se deixou abalar e continuou à procura do seu espaço. Acabou por se tornar, indiscutivelmente, na rainha dos talk shows americanos. O seu programa de televisão, The Oprah Winfrey Show, é o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana.

Para além de ter vencido na televisão, Oprah acabou por ter algum sucesso no cinema, sendo nomeada para um Óscar pelo seu papel no filme "A Cor Púrpura". A sua revista, The Oprah Magazine, foi um sucesso comercial. De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo durante o século XX.


5. JAY-Z

Jay-Z é indiscutivelmente um dos mais bem sucedidos músicos/rappers dos últimos anos. Com mais de 50 milhões de discos vendidos, é um dos músicos com mais discos comercializados. As prateleiras da sua casa exibem os 21 prémios Grammy que ganhou. Hoje, é também um bem sucedido empresário.

Mas a subida ao estrelato não aconteceu do dia para a noite. Jay-Z enfrentou vários obstáculos no caminho para o sucesso. Por exemplo, em 1995, quando Jay-Z tentava incansavelmente encontrar uma editora para poder publicar os seus trabalhos, nenhuma o quis. Isso levou-o a criar a sua própria editora, a Roc-a-fella Records.

Para além de músico de sucesso, como empreendedor e investidor, Jay-Z é co-proprietário da cadeia de bares esportivos 40/40 Club, co-criador da linha de roupas Rocawear. Ele é ex-CEO da Def Jam Recordings, uma das principais editoras de hip-hop. Para além disto, também fundou a Roc Nation Sports, empresa de agenciamento de atletas da NBA e MLB. Nada mal para quem cresceu em Brooklin, Nova Iorque, num ambiente de extrema pobreza.


6. JIM CARREY

Todos nós conhecemos Jim Carrey como um grande humorista que nos deu alguns dos filmes mais divertidos de todos os tempos, como A Máscara, Doidos à Solta, O Melga ou Ace Ventura. O que não conhecemos é o seu percurso pessoal.

Jim cresceu numa família de baixos rendimentos, com um pai que lutou para manter empregos. Eram tão pobres que ele a escola aos 15 anos para ir trabalhar e poder ajudar a família.

Quem o vê hoje não imagina que o seu inicio de carreira como humorista foi muito duro. No seu primeiro número de stand up, num clube chamado Yuk Yuk's em Toronto, foi expulso do palco. Mais tarde, quando fez uma audição para o programa Saturday Night Live, para a temporada 1980-81, recusaram-no e disseram-lhe que não tinha talento. Mas Carrey não desistiu e acabou por se tornar num dos humorístas mais conhecidos.


7. LADY GAGA

Lady Gaga é também uma estrela que conheceu muitos fracassos. A sua primeira editora, a Island Def Jam, cancelou-lhe o contrato apenas 3 meses depois de o ter assinado. Gaga ficou de tal forma devastada que chegou a pensar que nunca teria hipóteses de concretizar o seu sonho de infância - ser uma cantora de sucesso.

Agora, Stefani Germanotta, o seu nome verdadeiro, é um ícone pop, vencedora de seis prémios Grammy e um prémio do Songwriters' Hall of Fame . Ela é presença regular nas listas de artistas do ano da recsita Billboard e a sua fortuna está avaliada em 59 milhões de dólares, de acordo com Forbes.


8. WALT DISNEY

O homem que influênciou gerações com as suas criações de desenhos animados, começou por ser considerado um fracasso. Disney foi demitido pelo seu editor, em 1919, no jornal Kansas City Star porque ele "lhe faltava a imaginação e não tinha boas idéias". No entanto, o homem que criou o rato Mickey Mouse e vários outros personagens não desistiu.

Ainda assim, o sucesso não chegou logo. O primeiro negócio de foi um estúdio de animação chamado Laugh-O-Gram mas, apesar das ideias visionárias de Disney, entrou na bancarrota porque, na época, as suas criações de desenhos animados não tinham popularidade. Disney contratou empregados, mas não conseguiu administrar o dinheiro e o negócio acabou com dívidas.

Os falhanços iniciais na vida da Disney não o dissuadiram de avançar, antes foram combustível para o seu ego. Ajudaram a estebelecer as bases de uma carreira bem sucedida. Quando formou a Walt Disney Company, todas as falhas do passado ajudaram a abrir caminho para um negócio de sucesso. Disney e a Walt Disney Company tocaram e tocam a vida de milhões em todo o mundo.


9. BILL GATES

Antes da Microsoft ter nascido, Bill Gates sofreu alguns insucessos nos negócios. O seu primeiro negócio foi, de facto, um fracasso. A Traf-O-Data foi uma parceria entre Gates, Paul Gilbert e Paul Allen. O objetivo do negócio era criar relatórios para engenheiros rodoviários a partir de dados de tráfego bruto.

O negócio chegou a ter algum sucesso, mas Gates e os seus sócios falharam num momento chave. Numa reunião de vendas, a máquina que construíram para processar os dados falhou quando tentavam apresentá-la a um funcionário do departamento de trânsito de câmara de Seattle. O grande negócio que podiam fazer, e que ia permitir-lhes ter os fundos necessários para a empresa andar para a fremte, não se concretizou. No entanto, a Gates aproximar-se Paul Allen, seu grande parceiro no sucesso da Microsoft.

Embora Gates tenha falhado no seu primeiro negócio, isso não o desencorajou de tentar novamente. Ele foi habilmente capaz de montar uma empresa que revolucionou o mercado de computadores pessoais.


10. STEPHEN KING

Stephen King é famoso grças aos muitos livros aclamados pela crítica, uma boa parte dos dos quais foi transformada em filmes. No entanto, o primeiro romance de Stephen King, "Carrie", foi rejeitado por 30 editoras antes de ser finalmente publicado.
Para acumular, King deitou o manuscrito no lixo. Felizmente, a sua mulher, que acreditava no seu sonho de se tornar num autor publicado, reparou e guardou-o.

Hoje, King tem mais de 50 livros publicados e vendeu mais de 350 milhões de exemplares.

Estas são apenas 10 de muitas histórias que podiamos partilhar. Steven Spielberg, Woody Allen, Steve Jobs, Howard Schultz e tantos outros, têm histórias de sucesso que foram precedidas por muitos falhanços. Por isso, lembra-te: nunca desistas!