Teorias sobre este tema não faltam: o efeito da pandemia nos relacionamentos amorosos. Se para uns, o confinamento foi tudo o que precisavam para dar um “up” à relação, para outros estarem fechados em casa foi um suplício.
No entanto, há um estudo publicado na revista Social Psychological and Personality Science que mostra como a pandemia pode ter contribuído para a felicidade de alguns casais. O stress no trabalho, problemas de dinheiro e outras frustrações do dia-a-dia podem prejudicar os relacionamentos, mas grandes desafios, como uma pandemia, podem realmente deixar os casais mais felizes.
Como? A maioria dos casais está ciente de que o stresse os está a afetar e, devido a essa consciência, podem ser menos propensos a culparem-se um ao outro pelos problemas e acabam por atribuir a culpa a outros fatores, como neste caso a pandemia.
Neste estudo participaram 191 pessoas durante as primeiras semanas da pandemia e sete meses depois. Os resultados mostram que a maioria atribuiu as culpas à pandemia dos seus problemas e isso trouxe um grande alívio para algumas relações. Como a culpa da maioria dos problemas não era nem de um nem de outro, os casais começaram a apoiar-se mais e a conseguir resistir mais facilmente a tempos difíceis.