Se já há muitos portugueses a levar sacos reutilizáveis para as compras de supermercado, a partir de dia 1 de julho, podem ter de levar mais alguns! Ou então levar dinheiro a contar com os sacos que vão passar a ser pagos, em todas as lojas.



As lojas dos centros comerciais e de rua vão deixar de oferecer sacos gratuitos, sejam eles de plástico, papel ou outro material, aos clientes, sendo esta uma das medidas previstas numa nova lei sobre a melhoria da gestão de resíduos.


Assim, a partir desta quinta-feira, “a disponibilização gratuita de sacos de caixa, isto é, sacos com ou sem pega, incluindo bolsas e cartuchos, feitos de qualquer material, que são destinados a enchimento no ponto de venda para acondicionamento ou transporte de produtos para ou pelo consumidor, com exceção dos que se destinam a enchimento no ponto de venda de produtos a granel”.


Com isto, é melhor começares a colocar uns sacos a mais na mala para as tuas próximas compras, caso não queiras vir com elas na mão.


Além das lojas que vão deixar de dar sacos, esta nova lei autoriza os consumidores a utilizar recipientes próprios em estabelecimentos que tenham produtos a granel ou para colocar as refeições em locais com take-away.


E há mais! Os consumidores passam agora a poder pedir um copo de água da torneira para acompanhar uma refeição sem pagar mais por isso, sendo que, inicialmente, este decreto-lei previa um custo associado a este pedido, mas acabou por ser retirado.


A juntar-se a mais esta nova medida, o dia 1 de julho marca também o primeiro dia em que é proibido utilizar plásticos de uso único, que, neste momento, aplica-se somente ao setor da restauração.