O excesso de velocidade é a causa de muitos dos acidentes rodoviários, segundo alguns estudos. Apesar de existirem várias medidas para controlar o excesso de velocidade, estas nem sempre são eficazes. A União Europeia está empenhada em reduzir drasticamente o número de acidentes e, por isso, tem um método inovador.


A partir de 6 de julho de 2022, os carros novos terão um sistema de assistência inteligente da velocidade, que recorre a câmaras para ler os sinais de trânsito e detectar excessos de velocidade, mesmo quando estes são alterados em caso de obras, por exemplo.



Se o condutor exceder o limite de velocidade, o sistema avisa-o com sinais luminosos, que depois passam para acústico ao ponto de se tornarem insuportáveis.


Ainda assim, existem outros efeitos. Caso o condutor continue sem cumprir o limite de velocidade, o sistema poderá agir sobre o pedal do acelerador, opondo-se à pressão do condutor.

A forma como este dispositivo vai controlar a velocidade ainda está a ser estudada, mas uma coisa é certa: haverá um maior controlo do excesso de velocidade nos carros novos. A União Europeia está empenhada, mais do que nunca, em resolver este problema.