Portugal tem uma óptima tradição alimentar: as sopas! Não há restaurante típico que não sirva uma óptima malga quente cheia de legumes. É uma das maravilhosas tradições alimentares - e tão saudável - do nosso país. Para mim sopa é conforto! Inclusive quando viajo - viajava... - deixava sempre uma dose generosa de sopa congelada e das primeiras coisas que comia no regresso era essa mesma sopa. Nada me sabia tanto a "casa" como essa refeição aconchegante.

E há que pensar na sopa também por este prisma: é uma óptima forma de aumentarmos o consumo de vegetais, algo tão importante para a nossa saúde! Acontece que nos dias quentes nem sempre uma sopa é aquilo que nos apetece comer... mas não seja por isso! Deixo-vos 5 sugestões de Sopas Frias que são uma excelente opção.
5 - Gaspacho.
A-D-O-R-O Gaspacho. E é uma receita mesmo muito simples, rápida e económica que não tem grandes truques!
Num processador de alimentos triturar tomate, pimentos e pepino ( tudo sem sementes ), cebola e dentes de alho. Temperar com sal, pimenta, vinagre e azeite e triturar até ter uma textura em creme, adicionar cubos de gelo e voltar a triturar! Está pronto a comer :)
Ingredientes:
• 1/2 Kg de Tomate
• 1/2 Pimento Vermelho
• ½ Pimento Verde
• ½ Pepino
• ½ Cebola
• 4 Dentes de Alho
• 4 C. Sopa de Vinagre
• Sal e Pimenta
• Gelo

4 - Sopa de Ervilhas e Menta

Refogar as ervilhas com alho francês, num tacho com cebola e azeite. Deixar as ervilhas cozinhar com o tacho tapado até ficarem tenras. Colocar no liquidificador e acrescentar cerca de metade da quantidade em água fria, processar até obter um creme e se necessário juntar gelo, temperar com sal e pimenta preta! Servir com folhas de hortelã / menta.
Ingredientes:
1 alho francês
1 cebola
500gr de ervilhas
água
gelo
hortelã

3 - Sopa de Beterraba.

Esta sopa para além de rapida de fazer... tem uma cor mesmo bonita e acaba por fazer bastante diferença numa mesa. É por isso uma óptima opção para quando recebemos os amigos e os queremos impressionar!
Num liquidificador colocar 3 beterrabas cozidas, com àgua, cebola, 2 pepinos, 2 dentes de alho, sal e pimenta. Misturar até obter um creme. Servir com pedaços de beterraba cozida e uma colher de iogurte grego, ou iogurte vegetal não açucarado.

2 - Creme de Abacate e Curgete.

Este creme é super equilibrado e bastante saciante! Serve de entrada, mas também de prato principal em dias de muito calor - e pouca vontade de comer!
Numa frigideira saltear duas curgetes com uma cebola e azeite. Depois num liquidificador colocar a curgete salteada, 2 abacates, iogurte grego - ou iogurte vegetal não açucarado - cerca de 200g, água, sal e pimenta preta. Processar até se transformar num creme, ajustar os temperos e servir com um fio de azeite e ervas frescas picadas.

1 - Creme de Cenoura e Gengibre.

O gengibre dá um toque picante às sopas, mas ao mesmo tempo dá-lhes uma vivacidade incrivel. Para esta receita vamos precisar de fazer uma espécie de base tradicional de sopa, ou seja, teremos de cozinhar as cenouras, com cebola, alho francês e uma batata doce - temperando com sal e pimenta. E quando tudo estiver cozinhado vamos passar, quando arrefecer colocamos num processador com sumo de 2 laranjas e gengibre ralado a gosto. Servir com coentros ou endro picado.