Adormecer e descansar numa cama acabadinha de fazer, cheirosa e lavada é, para muitos, a melhor forma de terminar um dia mais cansativo e stressante.
Só que, embora pareçam limpos e cheirosos, os lençóis escondem uma outra realidade. Quem o afirma e comprova é Manal Mohammed, uma professora catedrática de Microbiologia Médica da Universidade de Westminster, no Reino Unido, que, citada pela BBC Brasil, fez um trabalho sobre aquilo que escondem as nossas camas.
Ora, de acordo com a BBC Brasil, que redigiu um texto explicativo, as camas onde nos deitamos, para descansar dos longos dias de trabalho ou de férias, podem esconder elementos que se encontram em casas de banho ou lavatórios, por exemplo.
Suor, saliva, caspa e células mortas, bactérias, germes e até pequenos insetos são aquilo que podem viver em muitos lençóis. Na realidade, enquanto dormimos, a nossa pele liberta cerca de 500 milhões de células mortas e estas ainda podem atrair ácaros ou percevejos.
Além disso, também na cozinha e nas casas de banho, os germes proliferam-se nos panos e toalhas, respetivamente, e até irem parar às camas é mesmo um saltinho.
Tudo isto a viver nos nossos lençóis e camas é algo que dispensamos e, por isso, é importante que se tomem medidas. O primeiro passo seria lavar os lençóis todos os dias, mas, para uns, é impossível, e, por isso, arejar a cama ao puxar os lençóis para trás é já uma grande ajuda.
Deve-se também mudar a roupa da cama todas as semanas, lavar a capa dos colchões e colchas a cada 1 ou 2 semanas e ainda aspirar o colchão com frequência. Já as almofadas devem ser trocadas com mais frequência do que os lençóis, ou seja, a cada 2 ou 3 dias.
E há mais! Para evitar presenças indesejadas de bichos e germes nos lençóis, os truques passam por tomar banho à noite, não dormir durante o dia, retirar a maquilhagem antes de te deitares, evitar comer na cama e tirar as meias de andar por casa ou do dia-a-dia.
Com os lençóis lavados e/ou arejados e uma cama livre de bichos indesejados, só te podemos desejar uma boa noite de sono!