Podemos afirmar que viajar é uma das melhores coisas do mundo! Nos últimos tempos, muitos foram privados de descobrir novas regiões, de experimentar as comidas típicas de cada lugar, de conhecer de perto diferentes culturas e pessoas.



No entanto, esse afastamento ainda aguçou mais a curiosidade e aumentou o desejo de voltar a descobrir novos destinos de muitos viajantes.


Na hora de viajar, os portugueses, que se desloquem dentro do espaço Schengen, quase não dão por ele, mas, para outros viajantes, o passaporte é um elemento imprescindível para sair do país de origem.


Ora, o passaporte português, tal como aconteceu em anos anteriores, é dos mais valiosos do mundo. E porquê? Simplesmente porque nos dá acesso a 188 países sem a necessidade de pedir um visto.



Atualmente, o passaporte português ocupa a sexta posição do Henley Passport Index, um ranking que dá conta de todos os passaportes do mundo de acordo com o número de destinos a que dão acesso sem um visto prévio.


Após comparar o acesso de 199 passaportes a 227 destinos, em termos de necessidade ou não de um visto prévio, o ranking concluiu que Portugal permite a entrada sem visto a viajantes vindos de 188 destinos. No grupo do nosso país, estão a Suécia, França, Holanda e Irlanda.


O primeiro lugar do pódio é ocupado pelo Japão, cujo passaporte dá a possibilidade de viajar para 193 destinos, sem se pedir um visto, seguido de Singapura (192 países), Coreia do Sul e Alemanha (191 países).


A seguir, encontram-se a Itália, Finlândia, Espanha e Luxemburgo, com 190 destinos, e, mesmo antes de Portugal, surgem a Dinamarca e a Áustria, com 189.


Já no fundo da lista, os países que lá estão são a Síria, com 29 destinos, Iraque, com 28, e Afeganistão, cujo passaporte só dá acesso a 26 países sem a necessidade de pedir um visto.


Apesar deste estudo indicar apenas os países que não exigem um visto prévio, nada te impede de viajar para outros destinos. Aquilo que tens de fazer é dirigires-te às respetivas representações diplomáticas em Portugal, preencher aquilo que é necessário, pagar e esperar.


Agora que muitos já reagendaram e retomaram as suas viagens, não percas mais tempo! No entanto, não descures os cuidados que são ainda necessários nestes tempos de pandemia.